Verificação multicritério das condições físicas para a segurança operacional aeroportuária
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1033Palavras-chave:
Análise Multicritério, Manutenção, Pavimentos, Aeroportos.Resumo
A garantia da segurança operacional aeroportuária é uma tarefa imprescindível, compulsória aos operadores de aeródromos e de difícil aplicação, por envolver diversos parâmetros técnicos, diferentes metodologias de avaliação e custos. O presente artigo objetiva analisar a razoabilidade dos resultados de uma pesquisa realizada com especialistas em infraestrutura aeroportuária a partir dos aspectos físicos de pistas de pousos e decolagens para a garantia da segurança das operações e a priorização de atividades de manutenção e reabilitação (M&R). Considerando os parâmetros contidos na regulação nacional vigente, foram analisadas as condições de aderência, estruturais e funcionais por meio de uma Metodologia de Análise Hierárquica e o software Expert Choice, objetivando hierarquizar os critérios estudados. Os resultados da pesquisa mostram que as condições de aderência têm maior importância sobre as demais. Contudo, não devem ser aceitas como as únicas a serem priorizadas para a tomada de decisão sobre as estratégias de M&R.
Downloads
Referências
Agência Nacional de Aviação Civil (2012). Resolução N° 236: de 5 de Junho de 2012. Brasília: ANAC. 19 p.
Almeida, R. V. de O. (2006) Concepção de Modelos de Avaliação de Condições de Rolamento e Indicação de Priorização de Vias como Etapas de um Sistema de Gerência de Vias não Pavimentadas. 195 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
American Association of State Highway and Transportation Officials. (1997) E1889-97: Standard Guide for Pavement Management Implementation. Pennsylvania: Astm International. 4 p.
Causim, P. B. (2001) Estudo de um Sistema de Gerencia de Pavimentos para Cidades de Pequeno e Médio Porte. 2001. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Federal Aviation Administration. (2006) Advisory Circular 150/5380-7A: Airport Pavement Management Program. Washington: U.s. Department Of Transportation. 15 p.
Fernandes, C. I. C. dos S. H. (2010) Sistemas de Gestão de Pavimentos Aeroportuários Caracterização e Aplicabilidade: Caracterização e Aplicabilidade. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Lisboa.
Gomes, L. F. A. M. (2001) Tomadas de Decisão são Facilitadas com Modelos Matemáticos. 2001. Disponível em: <http://www.comciencia.br/entrevistas/modelagem/autran.htm>. Acesso em 18 out. 2014.
Haas, R.; Hudson W. R.; Zaniewski, J. (1994), Modern Pavement Management. Krieger Publishing Company, Malabar, Florida, 1994
Nascimento, L. P. A. da S.(2010) Aplicação do Método AHP com as Abordagens Ratings e BOCR: Projeto F-X2. 150 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.
Nunes Junior, L. F. (2006) Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios: Pesquisa-Ação sobre o Método AHP em Pequenas Empresas. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Contabilidade e Administração, Departamento de Economia, Universidade de Taubaté, Taubaté.
Oliveira, F. H. L. de. (2009) Proposição de Estratégias de Manutenção de Pavimentos Aeroportuários Baseadas na Macrotextura e no Atrito: Estudo de Caso do Aeroporto Internacional de Fortaleza. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Oliveira, F. H. L. de. (2014) Exame de Qualificação da Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Departamento em Engenharia de Transportes. Centro de Tecnologia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Saaty, T. L. (1990) How to make a decision: The Analytic Hyerarchy Process. European Journal of Operational Research. North-Holland, p. 9-26. DOI: 10.1287/inte.24.6.19
Saaty, T. L. (2008) Decision making with the analytic hierarchy process. International Journal of Services Sciences. Genebra, p. 83-98. DOI: 10.1504/IJSSCI.2008.017590
Shahin, M. y. (1995) Pavement Management for Airports, Roads, and Parking Lots. London. Chapman & Hall. 450 p.
Soares, U. P. (2006) Procedimento para a Localização de Terminais Rodoviários Interurbanos, Interestaduais e Internacionais de Passageiros. 343 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.