Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou veículo qualquer. Se o manuscrito submetido já tiver sido publicado anteriormente na sua forma atual (ou em forma muito semelhante) num congresso ou em outro veículo qualquer, fornecer as informações pertinentes em "Comentários ao Editor" e avisar o editor no e-mail gerado pelo sistema. No caso de manuscritos previamente publicados em congressos (ANPET, Panam, etc.), é desejável incluir os pareceres dos avaliadores do congresso como anexo nesta mensagem.
-
Os arquivos para submissão estão em formato .docx (Microsoft Word) e não ultrapassam 12 MB, com todas as figuras e tabelas inclusas num único arquivo.
-
As referências ao longo do texto e na lista de referências seguem estritamente o estilo Harvard. Um guia para consulta pode ser encontrado neste link (Mendeley). Os manuscritos que não atenderem a este requisito serão rejeitados sumariamente.
Não cite documentos que não estejam amplamente disponíveis para os leitores (por ex., comunicações pessoais, material não publicado, etc.) e verifique se todos os hiperlinks funcionam no instante da submissão do manuscrito. Inclua DOIs para todos os artigos de periódicos citados.
-
O arquivo do manuscrito foi preparado de tal forma que:
- O texto tem até 8.000 palavras, sendo que cada figura ou tabela vale 200 palavras;
- O texto está em espaço 1,5;
- As margens são 25 mm em todos os lados do papel;
- O texto usa fonte Times Roman de 12 pontos;
- Emprega-se itálico em vez de sublinhado;
- As figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto, depois de serem citadas, e não como anexos no final do documento;
- As tabelas estão formatadas de forma similar à usada em artigos recentes publicados pela revista
- As figuras estão em formato vetorial (wmf, svg, eps, etc.); fotos ou mapas em formato raster tem qualidade suficiente para publicação (300 dpi).
-
Os arquivos criados como documentos do Word (.docx) atendem aos seguintes requisitos:
- O arquivo foi gravado no formato Word .docx;
- As figuras estão em formato vetorial (alta qualidade);
- Códigos de programas e figuras constituídas apenas por texto são editáveis dentro do Word;
- As tabelas são editáveis no Word; e
- As equações são editáveis e foram inseridas usando-se o editor de equações do Word (inserir equação).
- A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
- Nenhum dos autores têm três manuscritos em fase de avaliação ou edição pela TRANSPORTES. Caso algum dos autores já tenha três manuscritos no sistema, este manuscrito será devolvido aos autores sumariamente, até que todos os autores satisfaçam essa condição.
-
Tendo em vista o crescimento substancial do número de submissões nos últimos anos, e visando garantir a continuidade da TRANSPORTES diante das dificuldades enfrentadas quanto ao financiamento e fomento científico no país, a ANPET decidiu pela cobrança de uma taxa de publicação, a fim de garantir parte dos recursos necessários para a produção da TRANSPORTES.
Essa taxa será devida apenas quando o artigo for aceito para publicação na TRANSPORTES, após o processo normal de avaliação. Não haverá cobrança no momento da submissão do artigo e nem durante a sua avaliação. Essa taxa de publicação, que é revisada regularmente, passará a ser cobrada dos artigos que forem submetidos a partir de 2 de março de 2020. Os valores atuais da taxa de publicação podem ser verificados em Taxas.
Tendo em vista o compromisso da ANPET com os seus associados, terão desconto de 50% dessa taxa os artigos em que (N − 1) autores (isto é, todos os autores exceto um) sejam associados regulares da ANPET e estejam em dia com o pagamento da anuidade da associação no momento da aceitação do artigo e encaminhamento da sua versão final para a editoração pela TRANSPORTES.
A ANPET fornecerá aos autores os documentos necessários para comprovação do pagamento da taxa de publicação perante programas de pós-graduação ou órgãos de fomento à pesquisa e instituições empregadoras.
Após aprovação do artigo, os autores deverão aguardar o envio da fatura proforma com as informações sobre como proceder quanto ao pagamento da taxa, quando for o caso.
-
O manuscrito deve seguir a formatação conforme INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS PARA TRANSPORTES, que pode ser obtido neste link
Análise de Decisão em Transportes 2025
Tópicos de interesse, mas não limitados a estes:
- Modelagem de Problemas Complexos de Transportes por meio do uso de Análise Multicritério;
- Aplicações de Métodos de Análise de Decisão Multicritério em Transportes;
- Modelagem e Aplicações de Métodos Envolvendo Certeza, Incerteza ou Risco;
- Métodos baseados em Lógica Fuzzy, Sistemas Especialistas e outros sistemas inteligentes aplicados à área de Transportes;
- Problemas Multicritério de Decisão em Grupo na área de transportes;
- Análise Espacial Multicritério aplicada à área de transportes;
- Modelagem matemática ou de simulação (discreta ou contínua) combinados com multicritério;
- Modelagem de alocação de recursos combinados com multicritério na área de transporte;
- Planejamento e análise de cenários (probabilísticos/não-probabilísticos) aplicados à área de transporte.
Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica
Artigos que foram agraciados com o Prêmio ANPET Produção Acadêmica e que serão publicados num número especial da TRANSPORTES
Artigos convidados do congresso da ANPET
Apenas trabalhos convidados a serem submetidos para a Revista TRANSPORTES por indicação do Comitê Científico do congresso da ANPET. Serve apenas para a submissão inicial dos manuscritos que, ao serem publicados, aparecerão na seção ARTIGOS.
Ao submeter seu manuscrito, inclua na mensagem ao editor, que o artigo foi indicado pelo comitê científico do congresso da ANPET.
Artigos
São trabalhos de natureza técnico-científica em qualquer um dos campos da Engenharia de Transportes, elaborados com alto rigor científico, que não tenham sido publicados anteriormente em nenhum outro periódico, e que não tenham sido simultaneamente submetidos a outro periódico.Editorial
Serve apenas para o editorial do fascículo.Trabalhos selecionados do SITRAER 2022
Trabalhos apresentados no SITRAER 2022 que foram selecionados para possível publicação numa seção especial da TRANSPORTES
Special issue for selected papers from the 2018 ISAP Conference
Invited papers from ISAP 2018 which will be published in a special issue.Special issue on Air Transportation
Papers submitted to publication in a special number on Air TransportationDeclaração de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.