Políticas Editoriais
Missão e escopo
A missão de Transportes é publicar e disseminar artigos originais com resultados de pesquisas científicas e tecnológicas relevantes para a Engenharia de Transportes e áreas afins. O periódico foca em soluções inovadoras e bem fundamentadas para problemas complexos em sistemas de transporte, valorizando contribuições que ofereçam novas perspectivas e insights para desafios significativos do setor.
Transportes é um periódico direcionado a professores, pesquisadores e profissionais que atuam e utilizam conhecimentos e técnicas em:
- Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes,
- Planejamento Territorial do Transporte,
- Transporte Urbano e Rodoviário,
- Logística e Gestão do Transporte de Carga,
- Aspectos Econômicos, Sociais, Políticos e Ambientais do Transporte,
- Infraestrutura de Transportes, e
- Ensino em Transportes.
Tipos de artigo
Transportes publica os seguintes tipos de artigo:
- artigos originais e inéditos, relatando pesquisas que representam um avanço técnico-científico relevante; e
- revisões de literatura, que apresentam uma revisão completa de um tema ou assunto, predominantemente sob convite. Submissões não solicitadas deste tipo são aceitas de forma limitada.
Os manuscritos submetidos para publicação devem, efetivamente, representar contribuição para a área, ou seja, devem tratar de um tema relevante, a fundamentação teórica deve ser atual e refletir o estado da arte na área, o método deve ser explicitado e as análises e conclusões devem ser claras, alinhadas ao objetivo proposto, e suportadas pelos resultados obtidos.
O assunto do manuscrito deve estar intimamente relacionado à Engenharia de Transportes. Uma forma de garantir essa adequação é verificando se artigos com temas semelhantes foram publicados em Transportes ou em outros periódicos reconhecidos na área de Engenharia de Transportes.
Periodicidade
Transportes publica um único volume anual, com artigos lançados em fluxo contínuo à medida em que são aceitos. Até o volume 32 (2024), eram publicados três números anuais.
Processo de avaliação por pares
A seleção dos manuscritos para publicação baseia-se num processo de revisão por especialistas (peer review). O processo de avaliação usado é o double-blind, no qual os avaliadores desconhecem os autores do manuscrito e vice-versa. A avaliação por pelo menos dois especialistas na área é condição fundamental para a decisão editorial. O diagrama a seguir apresenta as etapas da avaliação dos manuscritos submetidos para publicação:
O processo inicia-se com a submissão do manuscrito pelos autores (1). A secretaria editorial faz uma verificação inicial (2), podendo solicitar ajustes aos autores (3) caso as instruções para os autores não tenham sido seguidas. A secretaria editorial faz a verificação de plágio (2) antes de enviar o manuscrito para a análise inicial pelo editor geral (5). Neste ponto, o manuscrito pode ser rejeitado sumariamente pelo editor geral (4) se:
- houver evidências de plágio ou autoplágio;
- já tiver sido publicado anteriormente;
- for evidente a falta de conteúdo técnico ou relevância da contribuição do ponto de vista científico e/ou tecnológico;
- o assunto tratado não se encaixa no escopo da Transportes; ou
- um de seus autores já tiver três manuscritos em qualquer fase do processo de avaliação ou publicação.
Se a avaliação inicial pelo editor geral for favorável, é então designado um editor associado, especialista no assunto tratado (6). O editor associado procede a uma análise inicial (7), semelhante à feita pelo editor geral (5), considerando os mesmos critérios para eventual rejeição sumária do manuscrito (4) ou envio para avaliação por pelo menos dois especialistas no assunto (8). Em função das análises e recomendações dos avaliadores (9), o editor temático pode:
- Rejeitar o manuscrito em função das suas deficiências apontadas pelos avaliadores convidados (11).
- Iniciar nova rodada de avaliação (12), a partir do texto revisado pelos autores (13).
- Aceitar o texto para publicação (14).
Se a decisão do editor associado for iniciar nova rodada de avaliação (12), os autores devem enviar, dentro do prazo estabelecido pelo editor temático, uma versão revisada do manuscrito e um documento contendo respostas a todos e cada um dos comentários, críticas, sugestões e recomendações feitas pelos avaliadores (13). O descumprimento dessas exigências pode resultar na rejeição do manuscrito. Nas rodadas subsequentes de avaliação, o editor temático decide quantos e quais avaliadores ad-hoc serão convidados para avaliar a versão revisada do manuscrito, bem como as respostas aos comentários, críticas, sugestões e recomendações..
Após a aceitação do manuscrito para publicação (14), os autores podem decidir pela sua publicação em português ou inglês (15) e preparar a sua versão final, na língua escolhida para publicação (16), dentro do prazo determinado para isso. Para garantir um nível mínimo de qualidade, os artigos a serem publicados em inglês passam por uma avaliação pelo editor geral associado (17), que pode solicitar revisões aos autores (16) ou decidir pela publicação da versão em português. Após a aprovação da versão final (17), a secretaria da ANPET entra em contato com os autores para cobrança da taxa de processamento de artigo (18).
Em seguida, o manuscrito segue para a editoração gráfica (19), fase em que os autores podem ser solicitados a proceder a revisões em figuras e tabelas. A versão final do artigo, preparada para publicação, passa então pelo editor geral associado para aprovação final (20) e sua publicação é programada. Na programação da publicação, a Transportes usa o seguintes critério:
- publicam-se, no máximo, dois artigos por volume de cada autor, excetuando-se artigos originados de trabalhos premiados no congresso anual da ANPET.
Ciência aberta
Transportes disponibiliza seu conteúdo de forma imediata e gratuita, apoiando o princípio de que a ampla e livre disseminação do conhecimento científico promove uma maior democratização global do saber.
Autoria e papéis dos autores
Determinação da autoria
Transportes valoriza a autoria dos artigos nela publicados, reconhecendo sua importância para o crédito acadêmico e suas implicações sociais e éticas. A autoria também garante a transparência e responsabilidade pelo artigo publicado. Por isso, Transportes adota os critérios do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors) para determinar a autoria dos manuscritos submetidos. Para a Transportes, um autor deve atender simultaneamente a quatro critérios:
- ter contribuído significativamente para a concepção ou planejamento do estudo, ou na aquisição, análise ou interpretação dos dados coletados no estudo; e
- ter participação ativa na redação inicial ou na revisão crítica do manuscrito; e
- dar sua aprovação final da versão a ser publicada; e
- concordar em assumir responsabilidade por todos os aspectos do artigo, garantindo que toda e qualquer questão ligada à precisão ou integridade de qualquer parte do artigo sejam efetivamente investigadas e resolvidas.
Colaboradores que não satisfaçam esses quatro critérios devem ter sua contribuição registrada na seção Agradecimentos do artigo.
Os autores são também responsáveis em garantir que todos aqueles designados como autores atendem aos quatro critérios para autoria, e que todos os colaboradores que atendam a esses critérios têm sua autoria reconhecida. Os autores devem também ter confiança na integridade das contribuições dos seus coautores.
Todos os autores são encorajados a ler as recomendações do ICMJE quanto à definição da autoria de manuscritos.
Papéis dos autores
Em função do seu compromisso contínuo em promover a transparência e responsabilidade na divulgação científica, Transportes requer que as contribuições específicas de cada autor sejam identificadas através da taxonomia CRediT.
Os manuscritos submetidos para publicação devem incluir uma seção “Declaração de contribuição de autoria CRediT”, que descreve a contribuição individual de cada autor de acordo com os papéis previstos na taxonomia CRediT. Esta seção também deve afirmar que todos os autores concordam com as descrições fornecidas para suas próprias contribuições, bem como com as contribuições de cada coautor.
A taxonomia CRediT (https://credit.niso.org) define 14 papéis distintos que descrevem a contribuição específica de cada colaborador para o manuscrito. Esses papéis incluem: Conceituação; Análise e Curadoria de Dados; Análise Formal; Aquisição de Financiamento; Investigação; Metodologia; Administração do Projeto; Recursos; Software; Supervisão; Validação; Visualização; Redação – Preparação do Manuscrito Original; e Redação – Revisão e Edição. Deve-se ter claro que nem todos os papéis se aplicam a cada manuscrito e que alguns autores podem ter contribuído em múltiplos papéis.
Uso de Tecnologia Assistida por Inteligência Artificial
Transportes adota as recomendações do ICMJE em relação ao uso de tecnologia assistida por inteligência artificial (IA) na preparação de manuscritos.
Os autores devem divulgar o uso de tecnologias assistidas por IA em suas submissões, detalhando na carta de apresentação e nas seções apropriadas do manuscrito como e onde essas ferramentas foram utilizadas. Ferramentas de IA não devem ser listadas como autores, pois não podem ser responsabilizadas pela precisão, integridade e originalidade do manuscrito, que são fatores intrinsecamente ligados à autoria. Os autores humanos são responsáveis por revisar e editar o conteúdo gerado por IA para garantir que esteja correto e imparcial. Além disso, os autores devem garantir que não haja plágio e fornecer a devida atribuição para todo o material citado.
Publicação prévia
Os manuscritos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos. Portanto, não podem ter sido publicados nem submetidos simultaneamente a outros veículos de divulgação, incluindo eventos científicos e outros periódicos. Trabalhos publicados resumidamente em anais de congressos podem ser considerados para publicação somente se apresentarem uma expansão significativa da pesquisa e dos resultados científicos, sendo necessário informar ao editor sobre essa publicação preliminar no momento da submissão do manuscrito.
Consulte também os padrões de ética para autores adotados pela Transportes.
Correções e retratações
Visando manter a integridade do registro acadêmico e do processo de publicação, Transportes segue as orientações do COPE sobre retratações. Resumidamente, essas são as diretrizes para retratações:
- Motivos para retratação: Retrações devem ser consideradas caso haja evidências claras de que os resultados são não confiáveis devido a erros graves (como cálculos incorretos ou erros experimentais), fabricação ou falsificação de dados, plágio, uso não autorizado de material ou dados, violação de direitos autorais, pesquisa antiética, revisão por pares comprometida, ou se o autor não divulgou um conflito de interesse significativo.
- Notificações de retratação: As notificações devem ser vinculadas ao artigo retratado, identificar claramente o artigo, ser claramente identificadas como retratações, ser publicadas rapidamente para minimizar os efeitos prejudiciais, serem acessíveis a todos os leitores, indicar quem está retratando o artigo, declarar as razões para a retratação e serem objetivas, factuais e evitar linguagem inflamatória.
- Quando retratações não são apropriadas: Retrações geralmente não são apropriadas se a autoria estiver em disputa, mas não houver motivo para duvidar da validade dos resultados, se os principais achados do trabalho ainda forem confiáveis e uma correção poderia abordar os erros ou preocupações, ou se o editor tiver evidências inconclusivas para apoiar a retratação.
- Propósito da retratação: O principal propósito da retratação é corrigir a literatura e garantir sua integridade, em vez de punir os autores.
Transportes adota as seguintes diretrizes para a correção de erros em artigos já publicados:
- Identificação do erro:
- O autor ou leitor que identificar um erro significativo deve notificar imediatamente o editor geral.
- Detalhar claramente a natureza do erro e suas implicações no estudo.
- Avaliação do erro:
- O editor avaliará a gravidade do erro e decidirá se uma correção é necessária.
- Consultar os autores e, se necessário, revisores, para uma avaliação precisa.
- Correção formal (Erratum):
- Se o erro for menor e não afetar os resultados ou conclusões, Transportes publicará um erratum.
- O erratum deve ser claro, detalhado e vinculado ao artigo original.
- Correção retratadora (Corrigendum):
- Transportes publicará um corrigendum para erros que comprometam significativamente a interpretação dos resultados.
- O corrigendum deve incluir detalhes do erro, a correção, e uma explicação de como a correção afeta os resultados ou conclusões.
- Retratação do artigo:
- Para erros que afetem a integridade do estudo, como dados falsificados, Transportes realizará a retratação do artigo.
- Transportes publicará uma nota de retratação, vinculada ao artigo original, detalhando as razões para a sua retratação.
- Transparência e comunicação:
- As correções devem ser comunicadas de forma transparente aos leitores.
- As publicações de correção devem ser claramente identificadas e acessíveis.
- Acompanhamento:
- Monitorar o impacto da correção nos resultados subsequentes de outras pesquisas.
- Manter um registro das correções e retratações para análise futura.
- Implicações éticas e conflitos de interesse:
- Transportes garantirá que todos os conflitos de interesse sejam declarados na correção.
- Transportes segue as diretrizes éticas do COPE e outras organizações pertinentes.
Políticas de linguagem
A linguagem inclusiva reconhece e respeita a diversidade, transmite respeito a todas as pessoas, é sensível às diferenças e promove a igualdade de oportunidades.
O manuscrito deve utilizar linguagem inclusiva em todo o texto, e seu conteúdo não deve fazer suposições sobre as crenças ou valores de qualquer leitor; não deve conter nada que possa implicar a superioridade de um indivíduo sobre outro com base em idade, sexo, raça, etnia, cultura, orientação sexual, deficiência ou condição de saúde.
Os autores devem assegurar que a escrita esteja livre de preconceitos, estereótipos, gírias, referências à cultura dominante e/ou pressupostos culturais. Recomenda-se buscar a neutralidade de gênero usando substantivos plurais (“participantes, usuários, viajantes etc.”) sempre que possível, para evitar o uso de “ele, ela” ou “ele/ela”. Sugere-se evitar descritores que se refiram a atributos pessoais, como idade, gênero, raça, etnia, cultura, orientação sexual, deficiência ou condição de saúde, a menos que sejam relevantes e justificáveis.
Padrões de ética e boas práticas para publicação
Padrões de ética e boas práticas editoriais
Transportes tem compromisso em assegurar o mais elevado padrão de ética nos artigos avaliados e publicados, e entende que, para tanto, faz-se necessária a colaboração e o comprometimento de todos os envolvidos no processo. Diante disso, segue os princípios de transparência e boas práticas em publicações acadêmicas do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics – COPE) e exige que editores, avaliadores e autores pautem o seu comportamento pelos princípios internacionais de conduta e boas práticas editoriais, tomando como base o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do COPE.
Apresentam-se, a seguir, as diretrizes de conduta ética e boas práticas editoriais para autores, editores e avaliadores adotadas por Transportes.
Obrigações dos autores
- Antes de submeter o manuscrito, os autores devem tomar conhecimento do foco e escopo da Transportes, bem como das diretrizes para submissão.
- Expor com precisão e concisão os dados, procedimentos relevantes e os resultados da pesquisa.
- Informar expressamente, no momento da submissão do manuscrito, sobre qualquer possível conflito de interesse, mesmo que eventual, através da inclusão de uma seção intitulada “Conflitos de interesse” no final do manuscrito.
- Indicar claramente os patrocinadores e fontes de financiamento (direto e indireto) na seção intitulada “Agradecimentos”.
- Assegurar que:
- o manuscrito submetido é inédito e original;
- o manuscrito não foi submetido nem está sendo avaliado, concomitantemente, por qualquer outro periódico ou veículo de publicação científica;
- o editor-geral será alertado, na submissão do manuscrito, se o texto for idêntico ou substancialmente similar a outro já publicado ou submetido para publicação em qualquer outro veículo;
- o texto não possui trechos que configurem plágio, e que todos os créditos a ideias e formulações que não sejam de domínio público sejam devidamente citados;
- as permissões para utilização de imagens que não tenham sido elaboradas pelos autores foram obtidas dos seus autores ou detentores dos direitos autorais e estão à disposição dos editores da Transportes; e
- cada um dos autores é responsável pelo conteúdo completo do manuscrito, a menos que o texto exponha claramente os limites da sua contribuição na obtenção dos resultados apresentados.
- Restringir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do trabalho (veja o tópico Autoria e papéis dos autores), indicando a colaboração de cada autor conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy) numa seção apropriada ao final do manuscrito.
- Se solicitados a recomendarem avaliadores para o manuscrito, os autores devem abster-se de indicar pessoas com as quais tenham relações pessoais ou profissionais, ou que possam representar conflito de interesse ou viés.
- Comunicar ao editor sobre a necessidade de correção de alguma informação publicada, caso sejam identificados erros ou imprecisões no texto durante o processo de avaliação ou após a publicação do artigo.
- Revisar o texto considerando a pertinência dos comentários, críticas e recomendações dos avaliadores, buscando atendê-los da melhor forma possível e esclarecendo ao editor as razões para o eventual não atendimento.
Obrigações dos editores
- Garantir a qualidade dos manuscritos aceitos para publicação, com base na sua originalidade, contribuição, correção, profundidade e relevância.
- Assegurar que todos os manuscritos sejam avaliados por meio de um processo eficiente, anônimo, justo e imparcial, garantindo que raça, sexo, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade ou posição ideológica não sejam considerados no processo de avaliação.
- Realizar uma avaliação prévia dos manuscritos submetidos, garantindo a adequação ao foco e escopo da revista e verificando, por meio de programas antiplágio, a existência de qualquer instância de plágio ou autoplágio.
- Evitar conflitos de interesse, reais ou aparentes, selecionando avaliadores que não possuam conflitos de interesse ou viés (favorável ou desfavorável) em relação aos autores ou ao assunto tratado no manuscrito.
- Abster-se de conduzir a avaliação de manuscritos nos quais seja coautor ou com os quais tenha conflitos de interesse, devolvendo-os imediatamente ao editor-geral.
- Decidir sobre a aceitação ou não dos manuscritos avaliados, com base nas avaliações recebidas, no foco e escopo da revista, nas diretrizes para os autores e na originalidade, contribuição, correção, profundidade e relevância do manuscrito.
- Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
- Garantir a confidencialidade do processo de avaliação, assegurando que informações sobre os autores e avaliadores dos manuscritos não sejam divulgadas a terceiros.
- No caso de um editor receber evidências convincentes de que a substância, conteúdo, resultados, conclusões ou quaisquer outras partes de um artigo publicado contêm erros, deve notificar os autores e providenciar a publicação de uma errata ou um comentário que identifique e/ou retifique os erros apontados.
- De posse de evidências convincentes de que um manuscrito submetido para publicação ou um artigo publicado contém material plagiado ou dados falsificados, o editor deverá encaminhar essas evidências ao editor-geral para que este inicie uma sindicância, de acordo com o processo estabelecido no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do COPE.
- Pautar-se, de maneira geral, pelas orientações do COPE.
Obrigações dos avaliadores
- Garantir a qualidade dos manuscritos recomendados para publicação, com base na sua originalidade, contribuição, profundidade e relevância.
- Avaliar todos os manuscritos de forma anônima, justa, imparcial e pautada em argumentos científicos, assegurando que raça, sexo, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade ou posição ideológica não influenciem a apreciação do mérito dos trabalhos recebidos para avaliação.
- Explicar as bases de sua avaliação e recomendação (acompanhadas, se for o caso, de referências) para que o editor e os autores possam compreender facilmente os comentários e críticas do parecer.
- Recusar imediatamente o convite para avaliar um manuscrito se não estiver disponível para realizar a avaliação no prazo determinado, ou se não se sentir suficientemente qualificado para realizar a avaliação devido ao tema abordado.
- Evitar conflitos de interesse, reais ou aparentes, devolvendo ao editor manuscritos que apresentem um potencial conflito de interesse ou que o avaliador tenha qualquer viés (favorável ou desfavorável) em relação aos autores ou ao assunto tratado no manuscrito.
- Informar imediatamente ao editor responsável caso receba um manuscrito de autoria ou coautoria de pessoa ou pessoas com quem o avaliador tenha relação pessoal ou profissional.
- Preservar a confidencialidade dos manuscritos e de todo o processo de avaliação. Para tanto, o avaliador deve tratar cada manuscrito como um documento confidencial, abstendo-se de comentá-lo ou mostrá-lo a outras pessoas, exceto quando necessitar de opinião especializada para avaliar um aspecto específico do manuscrito. Nesses casos, o avaliador deve solicitar que a discussão seja privada e confidencial e, se necessário, avisar o editor responsável.
- Comprometer-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
- Notificar imediatamente o editor responsável caso tenha conhecimento da existência de textos publicados ou submetidos a outros veículos de publicação que possuam semelhança significativa com o trabalho a ser avaliado.
- Se um avaliador possuir evidências conclusivas de que um manuscrito contenha material plagiado ou dados falsificados, deve notificar imediatamente o editor responsável, encaminhando-lhe as evidências. Em hipótese alguma o avaliador deve entrar em contato direto com os autores do manuscrito em questão.
- Pautar-se, de maneira geral, pelas orientações do COPE.
Submissões do corpo editorial
Os manuscritos cujos autores são membros do corpo editorial são tratados como quaisquer outros, sem exceção. Em nenhum momento durante o processo de avaliação, o editor que é coautor do manuscrito tem acesso aos avaliadores ou a qualquer parte do processo de avaliação. Mesmo após a publicação dos artigos (caso sejam aprovados para publicação), o editor coautor não tem acesso aos detalhes do processo de avaliação.
Declaração de privacidade
Os nomes, endereços e endereços de email informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação ou pela ANPET. Garantimos que essas informações não serão utilizadas para outras finalidades nem compartilhadas com terceiros. Deve-se ressaltar, no entanto, que os endereços de email, a instituição e a cidade dos autores aparecem nos artigos publicados