Inteligência geográfica para avaliação de propostas de projeto de concessão de corredores ferroviários
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i4.1077Palavras-chave:
Sistema de informações geográficas, corredores de transporte, análise multicritério, participação pública, otimização, organização, trans-parência.Resumo
Projetos de infraestrutura de transportes demandam estudos de viabilidade como etapa antecessora as atividades de construção. As políticas públicas e os códigos ambientais que regem atualmente o processo de planejamento de transportes são mais abrangentes e complexos quando comparados ao praticado no passado. O processo atual requer a participação pública e a flexibilidade por parte dos atores envolvidos. Isso aumenta o volume de variáveis, de valores e de opiniões envolvidos no processo de tomada de decisão, demandando elevado grau de coordenação dos gestores. Soluções em geopro-cessamento foram desenvolvidas para promover a coordenação, flexibilidade e a robustêz necessárias no planejamento de transportes. A análise multicriterial acoplada a um Sistema de Informações Geográficas (GIS) permite apoiar as decisões em transportes integrando elevada gama elevada de informações, procedimentos e regras de decisão de forma coordenada e organizada. O presente trabalho aborda uma metodologia desenvolvida para processar e ilustrar alternativas de corredores ferroviários que maximizem simultaneamente as viabilidades técnica, econômica e ambiental. A solução integra 35 variáveis organizadas em 5 cenários independentes (mercadológico, logístico, socioeconômico, físico e ambiental) utilizando ferra-mentas GIS básicas e avançadas, bem como o processo analítico hierárquico de tomada de decisão. Com o modelo foi possível desenvolver análises de sensibilidade em diferentes cenários, canalizando alternativas de corredores de viabilidade visando a redução do tempo e do custo nos trabalhos de campo. Contudo a solução resultou em métricas importantes como o controle, a eficiência, a transparência e a organização dos dados e dos processos.
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