Modelagem matemática do problema de coleta de resíduos de biomassa de madeira para fins energéticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.114Resumo
Este artigo trata da coleta de resíduos de madeira para fins energéticos. O processo de coleta foi decomposto em dois problemas de otimização: o de seleção dos produtores de madeira que ofereçam menor custo de aquisição e transporte de resíduos e o de dimensionamento da frota e designação dos veículos. São apresentadas as formulações matemáticas e estratégia de solução em ambiente de planilha eletrônica, de forma integrada com um conjunto de pacotes comerciais de otimização. Resolveu-se um problema real envolvendo a geração de vapor e energia para uma nova planta de refino de açúcar. Os resultados demonstraram ser viável obter a solução ótima para o problema de seleção de fornecedores, mas para o dimensionamento da frota e designação dos veículos os tempos de processamento resultaram muito elevados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.