Modelagem da formação e propagação de trincas em misturas asfálticas

Autores

  • Jorge Barbosa Soares
  • Felipe Araújo Colares de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.118

Resumo

O trincamento da camada asfáltica em pavimentos é apontado como o principal defeito das rodovias brasileiras. Estudos experimentais e numéricos sobre este fenômeno vêm sendo realizados considerando o material como homogêneo. Este artigo apresenta uma abordagem numérica baseada na Teoria da Mecânica da Fratura na qual considera-se a heterogeneidade do material, sendo o ligante e os agregados tratados separadamente. As simulações realizadas são verificadas e calibradas através de ensaios laboratoriais simples e convencionais. O estudo trata da formação e propagação de trincas sob carregamentos monotônicos e aponta para uma nova forma de simulação do fenômeno de fadiga de misturas. É ainda discutida a utilização de uma abordagem multi-escala, na qual o dano observado na forma da propagação de trincas na escala local pode ser considerado numa escala global compatível com o pavimento real.

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Publicado

02-07-2003

Como Citar

Soares, J. B., & Freitas, F. A. C. de. (2003). Modelagem da formação e propagação de trincas em misturas asfálticas. TRANSPORTES, 11(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v11i1.118

Edição

Seção

Artigos