Aplicação de métodos de dimensionamento de pavimentos aeroportuários da FAA ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1180Palavras-chave:
Pavimento aeroportuário, Dimensionamento, FAARFIELD.Resumo
Neste artigo, aborda-se o dimensionamento da pista de pouso e decolagem 11R/29L, em pavimento flexível, do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, empregando-se os métodos de dimensionamento da Federal Aviation Administration (FAA) divulgados na AC 150/5320-6D, de 1995, e na AC 150/5320-6E, de 2009, considerando-se os tráfegos aéreos do dimensionamento original e aquele atualizado para o ano de 2013. Foi possível observar a sensibilidade do procedimento da FAA de 2009 no que diz respeito à obtenção de estruturas mais fiéis às solicitações impostas pelos tráfegos analisados. Em relação às estruturas obtidas, pode-se observar: (i) a espessura de projeto obtida com o emprego do programa computacional FAARFIELD v. 1.305, para o mesmo tráfego aéreo de projeto, foi 10 cm menor do que aquela determinada com o emprego do procedimento da FAA de 1995; (ii) a espessura de projeto oriunda da utilização do procedimento da FAA de 1995, mas empregando-se o tráfego aéreo atual, foi 2,5 cm maior àquela determinada empregando-se o tráfego aéreo original de projeto; e (iii) a espessura de projeto determinada com o programa computacional FAARFIELD v. 1.305, considerando-se o tráfego aéreo atual, foi 21,5 cm menor do que aquela obtida com o emprego do procedimento da FAA de 1995.
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