Configuração de redes do tipo hub-and-spoke para o transporte rodoviário de carga parcelada no Brasil utilizando algoritmos genéticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v12i1.124Resumo
Este trabalho descreve uma estratégia de solução heurística baseada em algoritmos genéticos para o problema de configuração de redes do tipo "hub-and-spoke" para transportadoras de carga parcelada no Brasil. Esse problema consiste em determinar quantos e quais são os terminais de consolidação de carga parcelada (também conhecidos como "hubs") e quais pontos ou filiais são atendidos por cada "hub", de forma a minimizar o custo total, composto de parcelas de custos fixos e variáveis. O modelo proposto se diferencia dos demais encontrados na literatura por permitir considerar fatores de economia de escala para os custos de transporte que variam de acordo com os respectivos volumes de carga entre instalações, como ocorre com as transportadoras de carga no Brasil. Dada a natureza combinatorial do problema e a sua função objetivo não linear, duas estratégias de solução heurísticas são utilizadas, ambas baseadas em Algoritmos Genéticos, sendo uma delas com uma abordagem inédita de utilizar algoritmos genéticos em duas fases. As heurísticas foram aplicadas a um problema real de uma transportadora de carga parcelada no Brasil e permitiram obter resultados de ótima qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.