Impacto da crise econômica brasileira no transporte aéreo no país: Uma análise da influência do PIB e da inflação
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1241Palavras-chave:
PIB, Inflação, Movimentação de passageiros aéreos, Brasil.Resumo
RESUMO e correlação entre movimentação de passaieiros e economia é fundamental para a previsão da demanda por transporte aéreo sendo que a relação entre o Produto Interno Bruto (PIB) e a movimentação de passaieiros tem sido comumente explorada pela literature em previsões. e inflação entretanto consiste em uma variável que pode estar associada à movimentação de passaieiros e que não tem sido explorada. aomo o Brasil tem enfrentado crises econômicas desde 2014 o objetivo deste estudo consiste em verificar a influência do PIB e da inflação na movimentação de passaieiros aéreos do país utilizando metodoloiia baseada em reiressão linear para o período de 2013 a 2015 considerando sete aeroportos do Brasil. Os resultados demonstram uma redução na movimentação de passaieiros no transporte doméstico e internacional acompanhada da queda do PIB e aumento da inflação para todos os aeroportos estudados com exceção do eeroporto Internacional de Brasília maior hub doméstico do Brasil atualmente. Os resultados também demonstram melhor ajuste das curvas para a utilização de PIB do que inflação e uma redução nas tarifas e na quantidade de assentos ofertados no transporte aéreo doméstico. aom as equações obtidas são realizadas previsões para a movimentação de passaieiros no transporte aéreo para 2016. O artiio tem como base o ano de 2016 mas a metodoloiia proposta pode ser utilizada para outros anos
Downloads
Referências
Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Processo: 160348/2015-3, PDJ) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
Aeroporto de Brasília, 2014. Aeroporto de Brasília é o maior hub doméstico do país. http://www.bsb.aero
Aeroporto de Brasília, 2015. Aeroporto de Brasília mantém crescimento e movimentação média diária sobe até 8%. http://www.bsb.aero.
ANAC, 2016. Tarifas Aéreas Domésticas. www.anac.gov.br
Ashley, D.J.; Hanson, P.; Veldhuis, J. A policy-sensitive traffic forecasting model for Schiphol Airport. Journal of Air Transport Management, v. 2, p. 89-97, 1995. DOI: 10.1016/0969-6997(95)00034-8.
Chi, J. e Baek, J (2013) Dynamic relationship between air transport demand and economic growth in the United States: a new look. Transport Policy, v. 29, p. 257-260. DOI: 10.1016/j.tranpol.2013.03.005.
Dobruszkes, F. e Van Hamme, G (2011) The impact of the current economic crisis on the geography of air traffic volumes: an empirical analysis. Journal of Transport Geography, v. 19, p. 1387-1398. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2011.07.015.
Hu, Y. et al. (2015). Domestic air passenger traffic and economic growth in China: Evidence from heterogeneous panel models. Journal of Air Transport Management, v. 42, p. 95-100. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2014.09.003.
IBGE, 2014. http://www.ibge.gov.br
ICAO, 2006. Manual on Air Traffic Forecasting, third ed.
Kalayci, S.; Yanginlar, G. The Effects of Economic Growth and Foreign Direct Investment on Air Transportation: Evidence from Turkey. International Business Research, v. 9, p. 154-162, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5539/ibr.v9n3p154.
Marazzo, M.; Scherre, R. e Fernandes, E (2010) Air transport demand and economic growth in Brazil: A time series analysis. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 46, p. 261-269. DOI: 10.1016/j.tre.2009.08.008.
Profillidis, V. e Botzoris, G (2015) Air passenger transport and economic activity. Journal of Air Transport Management, v. 49, p. 23-27. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2015.07.002.
Rimmer, P. J (2000) Effects of the Asian Crisis on the geography of Southeast Asia’s air traffic. Journal of Transport Geography, v. 8, p. 83-97. DOI: 10.1016/S0966-6923(99)00041-1.
Scarpel, R. A (2013) Forecasting air passengers at São Paulo International Airport using a mixture of local experts. Journal of Air Transport Management, v. 26, p. 35-39. DOI:10.1016/j.jairtraman.2012.10.001.
Sivrikaya, O. e Tunç, E. Demand Forecasting for Domestic Air Transportation in Turkey. The Open Transportation Journal, v. 7, p. 20-26, 2013. DOI: 10.2174/1874447820130508001. Portal da Transparência. http://www.portaltransparencia.gov.br
Vasconcellos, M. A. S. e Garcia, M. E (1998) Fundamentos de Economia. Editora Saraiva, São Paulo.
Vega, A. e Reynolds-Feighan, A. The impact of the great recession on Irish air travel: An intermodal accessibility analysis. Jour-nal of Air Transport Management, v. 51, p. 1-18, 2016. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2015.11.002.
Wadud, Z. The asymmetric effects of income and fuel price on air transport demand. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 65, p. 92-102, 2014. DOI: 10.1016/j.tra.2014.04.001.
Wadud, Z. Imperfect reversibility of air transport demand: Effects of air fare, fuel prices and price transmission. Transportation Research Part A, v. 72, p. 16-26, 2015. DOI: 10.1016/j.tra.2014.11.005.
Wu, C.; Han, J.; Hayashi, Y. Airport attractiveness analysis through a gravity model: A case study of Chubu International Airport in Japan. Eastern Asia Soc. Transp. Stud., v. 8, 2011. DOI: Http://doi.org/10.11175/eastpro.2011.0.419.0.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.