Aspectos da educação de trânsito decorrentes das proposições das teorias da segurança - Problemas e Alternativas

Autores

  • Roberto Victor Pavarino Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v12i1.127

Resumo

O artigo identifica a forte influência dos conceitos da segurança viária, originários das áreas técnicas, nos paradigmas de educação de trânsito vigentes. Em decorrência de tal influência, a pedagogia praticada sofre, por conseguinte, as limitações inerentes à visão tecnicista, desconsiderando as dimensões sociais, políticas e culturais do trânsito. Com base nas possibilidades ensejadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, o presente trabalho propõe-se, a partir de uma análise crítica dos processos educativos historicamente desenvolvidos nesta área, a lançar luz sobre diferentes alternativas de ação, chamando atenção para a necessidade de uma visão mais ampla do trânsito e enfatizando o aspecto da cidadania ativa.

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Publicado

02-07-2004

Como Citar

Pavarino Filho, R. V. (2004). Aspectos da educação de trânsito decorrentes das proposições das teorias da segurança - Problemas e Alternativas. TRANSPORTES, 12(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v12i1.127

Edição

Seção

Artigos