Influências dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flex em região urbana

Autores

  • Julie Anne Holanda Azevedo Universidade Federal do Ceará
  • Demostenis Ramos Cassiano Universidade Federal do Ceará
  • Bárbara Brito Feitosa Universidade Federal do Ceará
  • Mona Lisa Moura de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Ed Pinheiro Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Vieira Bertoncini Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1304

Palavras-chave:

Emissões, Veículos flex, Modos de operação, Ciclo de condução.

Resumo

Este trabalho se propõe a verificar a influência dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flex. Para isto, um ciclo de condução real foi desenvolvido para o veículo leve tipo flex em um trecho urbano da cidade de Fortaleza. Para a coleta de dados foi utilizado um método on-board de coleta instantânea de parâmetros cinemáticos, de motor, de emissões veicular e de via. Devido às características locais do tráfego, observou-se uma maior representatividade do modo de operação idle. Em geral, observou-se ainda uma maior influência do modo de operação aceleração nas emissões de poluentes e no consumo de combustíveis. A maior taxa de emissão média de CO2 foi observada durante o modo de operação aceleração (6,38 mg/s), seguido do modo idle (4,70 mg/s). Para o poluente CO, a maior taxa de emissão média foi observada também durante o modo de operação aceleração (55,60 µg/s), seguido do modo idle (35,01 µg/s). Já para o poluente NOx, maiores taxas de emissão foram observadas no modo de operação aceleração, com 5,08 µg/km e 1,98 µg/km para o modo idle. O consumo médio de combustível no modo de operação aceleração foi de 6,61 L/100 km durante os testes, seguido dos modos idle e desaceleração, com 4,84 e 3,39 L/100 km, respectivamente.

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Biografia do Autor

Julie Anne Holanda Azevedo, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Transportes

Pós-graduação em Engenharia de Transportes 

Demostenis Ramos Cassiano, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Transportes

Pós-graduação em Engenharia de Transportes 

Bárbara Brito Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Transportes

Graduação em Engenharia Civil 

Mona Lisa Moura de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará

Centro de Ciências e Tecnologia

Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas

Ed Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá

Centro de Tecnologia

Departamento de Tecnologia

Bruno Vieira Bertoncini, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia de Transportes

Pós-graduação em Engenharia de Transportes 

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

Azevedo, J. A. H., Cassiano, D. R., Feitosa, B. B., de Oliveira, M. L. M., Lima, E. P., & Bertoncini, B. V. (2017). Influências dos modos de operação nas emissões de poluentes provenientes de veículos flex em região urbana. TRANSPORTES, 25(2), 91–100. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i2.1304

Edição

Seção

Artigos