Algoritmo genético para calibração automática de um simulador de tráfego em rodovias de pista simples
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.134Resumo
Este trabalho relata o desenvolvimento de um sistema automático para calibração do modelo de simulação de tráfego em rodovias de pista simples TRARR, baseado em um algoritmo genético. O processo de calibração consiste em procurar valores para alguns parâmetros selecionados do simulador, de tal modo que a diferença entre as correntes de tráfego simuladas e as observadas em campo sejam minimizadas. Os parâmetros escolhidos para a calibração estão relacionados principalmente ao comportamento dos motoristas e, por isso, de difícil calibração. As diferenças entre a simulação e o fluxo real foram determinadas em termos de duas medidas de desempenho: a velocidade média dos veículos ao percorrer o trecho estudado e a proporção de veículos viajando em pelotões. O processo proposto calibra o modelo simultaneamente para cinco trechos diferentes, a fim de encontrar o conjunto de parâmetros calibrados que melhor represente uma rodovia típica brasileira. Os dados usados foram coletados emrodovias localizadas na região centro-norte do estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que o sistema proposto para a calibração funciona adequadamente e que a diferença média encontrada foi 2,75% e a diferença máxima, 4,09%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.