Algoritmo genético para calibração automática de um simulador de tráfego em rodovias de pista simples

Autores

  • Cintia Yumiko Egami EESC-USP
  • José Reynaldo Setti EESC-USP
  • Laurence R. Rillet University of Nebraska, Lincoln

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.134

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento de um sistema automático para calibração do modelo de simulação de tráfego em rodovias de pista simples TRARR, baseado em um algoritmo genético. O processo de calibração consiste em procurar valores para alguns parâmetros selecionados do simulador, de tal modo que a diferença entre as correntes de tráfego simuladas e as observadas em campo sejam minimizadas. Os parâmetros escolhidos para a calibração estão relacionados principalmente ao comportamento dos motoristas e, por isso, de difícil calibração. As diferenças entre a simulação e o fluxo real foram determinadas em termos de duas medidas de desempenho: a velocidade média dos veículos ao percorrer o trecho estudado e a proporção de veículos viajando em pelotões. O processo proposto calibra o modelo simultaneamente para cinco trechos diferentes, a fim de encontrar o conjunto de parâmetros calibrados que melhor represente uma rodovia típica brasileira. Os dados usados foram coletados emrodovias localizadas na região centro-norte do estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que o sistema proposto para a calibração funciona adequadamente e que a diferença média encontrada foi 2,75% e a diferença máxima, 4,09%.

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Publicado

02-07-2004

Como Citar

Egami, C. Y., Setti, J. R., & Rillet, L. R. (2004). Algoritmo genético para calibração automática de um simulador de tráfego em rodovias de pista simples. TRANSPORTES, 12(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.134

Edição

Seção

Artigos