Influência do congestionamento e modo de condução, nas velocidades, consumos e emissões de um ônibus urbano
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v12i2.137Resumo
Este estudo avaliou o consumo e emissões de poluentes de um ônibus percorrendo uma via da Região Metropolitana de Belém (RMB). Essa via (Av. Almirante Barroso) foi escolhida por concentrar os problemas de transportes da RMB. Um ônibus teste, representativo da frota, foi selecionado para circular na avenida, avaliando-se as velocidades, consumos e emissões nas condições de trânsito da avenida. Duas características de motoristas foram simuladas: uma ostensiva e outra defensiva. Há pouca influência das características do motorista no consumo e emissões junto à influência das condições de trânsito. As velocidades máximas sofrem mais influência das condições de trânsito que da ostensividade do motorista. O consumo de combustível aumenta em até 8 vezes quando há condições de congestionamento, em comparação às condições de trânsito livre.
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