Faixas adicionais para aclives de rodovias de pistas simples brasileiras: uma adaptação dos critérios da AASHTO

Autores

  • Ricardo Almeida de Melo CT-UFPB
  • José Reynaldo Setti EESC-USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v11i2.147

Resumo

Caminhões carregados quando trafegam em aclives reduzem a velocidade de operação e provocam a formação de pelotões, aumentando o custo operacional e o tempo de viagem dos veículos mais rápidos, além de diminuir a segurança de trânsito. Esses problemas são solucionados quando construídas faixas adicionais, que são obras de melhoria de baixo custo de construção e menor impacto ambiental quando comparado à duplicação de rodovias. Com o intuito de propor diretrizes para implantação de faixas adicionais em aclives de rodovias de pista simples brasileiras, este trabalho visou adaptar, às condições de tráfego e veículos nacionais, os critérios estabelecidos no Livro Verde da AASHTO. Os aspectos adaptados às condições brasileiras foram: (i) curvas de desempenho de caminhões; (ii) redução máxima admissível de velocidade dos caminhões em rampas; e (iii) fluxos mínimos de veículos e porcentagens de caminhões que justificam economicamente a construção da faixa adicional.

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Biografia do Autor

José Reynaldo Setti, EESC-USP

Departamento de Engenharia de Transportes

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Publicado

02-07-2003

Como Citar

Melo, R. A. de, & Setti, J. R. (2003). Faixas adicionais para aclives de rodovias de pistas simples brasileiras: uma adaptação dos critérios da AASHTO. TRANSPORTES, 11(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v11i2.147

Edição

Seção

Artigos