Apoio ao planejamento do transporte metropolitano sustentável
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1513Palavras-chave:
Transporte metropolitano, Planejamento de transportes, Sustentabilidade, Participação.Resumo
Promover o transporte sustentável em regiões metropolitanas é um problema complexo, devido à grande quantidade de atores com objetivos muitas vezes conflitantes, além da forma com que cada comunidade, de acordo com o contexto local, absorve os conceitos ligados à sustentabilidade. Neste ambiente, é fundamental um suporte para orientar o planejamento e a tomada de decisão, considerando a sustentabilidade. A partir dos requisitos para um transporte sustentável e a participação dos diversos atores, elaborou-se um procedimento que auxilia na operacionalização do suporte, possibilitando a obtenção dos objetivos fundamentais dos atores, a proposição de alternativas e sua avaliação. Para demonstrar sua viabilidade, a proposta foi aplicada na Região Metropolitana da Baixada Santista, uma região importante localizada na Região Sudeste do Brasil. Trinta e nove objetivos fundamentais foram obtidos.
Downloads
Referências
AGEM (2006) Estudos técnicos, levantamentos, diagnóstico e diretrizes para elaboração do plano cicloviário metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista – PCM – BS. Disponível em: <http://www.agem.sp.gov.br/midia/PCM-SUMARIO-APRESENTACAO-E-INTRODUCAO-DO-PCM.pdf> (Acesso em: 05/10/2017).
Angel, S. e A. M. Blei (2016) The productivity of American cities: How densification, relocation, and greater mobility sustain the productive advantage of larger U.S. Metropolitan labor markets. Cities, n. 51, pp. 36-51. DOI: 10.1016/j.cities.2015.11.030.
Barros, A. J. S. e N. A. S. Lehfeld (2007) Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.
Beiler, M. O. (2016) Organizational sustainability in transportation planning: Evaluation of multi-jurisdictional agency collab-oration. Journal of Transport Geography, n. 52, pp. 29-37. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2016.02.013.
Belton, V. e T. J. Stewart (2002) Multiple criteria decision analysis: an integrated approach. Norwell: Kluwer Academic Publis-hers. DOI: 10.1007/978-1-4615-1495-4.
Brasil (2014) Resolução no 2, de 26 de Agosto de 2017. População residente segundo as unidades da Federação. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Diário Oficial da União, p. 98, 28 de Agosto. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/75661110/dou-secao-1-28-08-2014-pg-98> (Acesso em: 05/10/2016).
EEA (2006) Urban sprawl in Europe – The ignored challenge. Copenhagen: EEA. Disponível em: <https://www.eea.europa.eu/publications/eea_report_2006_10> (Acesso em: 05/10/2017).
Ensslin, L.; G. Montibeller Neto e S. M. Noronha, S. M. (2001) Apoio à decisão – Metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Florianópolis: Insular.
Geurs, K. e B. Van Wee (2000) Backcasting as a tool to develop a sustainable transport scenario assuming emission reduc-tions of 80-90%. Innovation, v. 13, n. 1, pp. 47-62. DOI: 10.1080/135116100111658.
Goldman, T. e R. Gorham (2006) Sustainable urban transport: four innovative directions. Technology in Society, n. 28, pp. 261-273. DOI: 10.1016/j.techsoc.2005.10.007.
Gössling, S. (2016) Urban transport justice. Journal of Transport Geography, v. 54, May, pp. 1-9. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2016.05.002.
Jeon, C. M. e A. Amekudzi (2005) Addressing sustainability in transportation systems: definitions, indicators, and metrics. Journal of Infrastructure Systems, March, pp.31-50. DOI: 10.1061/(ASCE)1076-0342(2005)11:1(31).
Jeon, C. M.; A. A. Amekudzi e R. L. Guensler (2007) Evaluating plan alternatives for transportation system sustainability: At-lanta Metropolitan Region. International Journal of Sustainable Transportation, v. 4, n. 4, pp. 227-247. DOI: 10.1080/15568310902940209.
Jones, S.; M. Tefe e S. Appiah-Opoku (2013) Proposed framework for sustainability screening of urban transport projects in developing countries: a case study of Accra, Ghana. Transportation Research, Part A, v. 49, pp. 21-34. DOI: 10.1016/j.tra.2013.01.003.
Keeney, R. L. (1992) Value focused thinking: a path to creative decision making. Cambridge: Harvard University Press.
Lalehpour, M. (2016) Recognition of management structure and spatial planning in Tehran metropolitan area. Journal of Urban Management, v. 5, pp. 3-15. DOI: 10.1016/j.jum.2016.05.001.
Liu, L. e L. H. Alain (2014) Transport and land use interaction: a French case of suburban development in the Lille Metropol-itan Area (LMA). Transportation Research Procedia, v. 4, pp. 120-139. DOI: 10.1016/j.trpro.2014.11.011.
Litman, T. (2003) Reinventing transportation – Exploring the paradigm shift needed to reconcile transportation and sus-tainability objectives. Canada: Victoria Transport Policy Institute. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/e639/18634cd4777fe0c200192a0f839837a209a2.pdf> (Acesso em: 05/10/2017).
Litman, T. (2009) Sustainable Transportation and TDM.Online TDM Encyclopedia.Canada: Victoria Transport Policy Institute. Disponível em: <https://www.vtpi.org/tdm/tdm67.htm> (Acesso em: 10/03/2015).
Litman, T. (2012) Well measured: developing indicators for sustainable and livable transport planning. Canada: Victoria Transport Policy Institute. Disponível em: <http://www.vtpi.org/wellmeas.pdf> (Acesso em: 1/2/2015)
.
Nijkamp, P.; M. T. Borzacciello; B. Ciuffo e F. Torrieri (2007) Sustainable urban land use and transportation planning: a cogni-tive decision support system for the Napels Metropolitan Area. International Journal of Sustainable Transportation, v.1, pp.91-114. DOI: 10.1080/15568310601091981.
Pospischil, F. e M. Mailer (2014) The potential of cycling for sustainable mobility in metropolitan regions – the facts behind the success story of Innsbruck. Transportation Research Procedia, v. 4, pp. 80-89. DOI: 10.1016/j.trpro.2014.11.007.
Qureshi, I. A. (2007) Urban transport and sustainable transport strategies: a case study of Karachi, Pakistan. Tsinghua Science and Technology, June, v. 12, n. 3, pp. 309-317. ISSN: 1007-0214. DOI: 10.1016/S1007-0214(07)70046-9.
Rahman, A. U. (2016) Urban sustainability through strategic planning: a case of metropolitan planning in Khulna city, Bang-ladesh. Journal of Urban Management, v. 5, pp. 16-22. DOI: 10.1016/j.jum.2016.06.001.
Sagaris, L. (2014) Citizen participation for sustainable transport: the case of “Living City” in Santiago, Chile (1997-2012). Journal of Transport Geography, Dec., v. 41, pp. 74-83. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2014.08.011.
Steg, L. e R. Gifford (2005) Sustainable transportation and quality of life. Journal of Transport Geography, v. 13, pp. 59-69. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2004.11.003.
Silva, A. N. R.; M. S. Costa e M. H. Macedo (2008) Multiple views of sustainable urban mobility: the case of Brazil. Transport Policy, v. 15, n. 6, Special Issue, p. 350-360. DOI: 10.1016/j.tranpol.2008.12.003.
Ulian, F. (2008) Sistemas de transportes terrestres de passageiros em tempos de reestruturação produtiva na Região Metropolita-na de São Paulo. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
Vasconcellos, E. A. (2012) Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2012.
Wang, Y.; S. Mishra; X. Ye; L. Li e B. Wu (2017) The application of integrated multimodal metropolitan transportation model in urban redevelopment for developing countries. Transportation Research Procedia, v. 25, pp. 2990-3002. DOI: 10.1016/j.trpro.2017.05.378.
Whitmarsh, L. (2012) How useful is the multi-level perspective for transport and sustainability research? Journal of Transport Geography, v. 24, pp. 483-487. DOI: 10.1016/j.trpro.2017.05.378.
Yedla, S.; Shrestha, R. M. (2003) Multi-criteria approach for the selection of alternative options for environmentally sustaina-ble transport system in Delhi. Transportation Research Part A, v. 37, pp. 717-729. DOI: 10.1016/S0965-8564(03)00027-2.
Zündt, C. (2006) Baixada Santista: uso, expansão e ocupação do solo, estruturação de rede urbana regional e metropolização. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/vulnerabilidade/arquuivos/arquuivos/vulnerab_cap_11_pgs_305_336.pdf> (Acesso em: 05/10/2017).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.