Planejamento tático de rotas marítimas para suprimento de plataformas de produção de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1536Palavras-chave:
Logística do Petróleo, Problema de Roteamento de Veículos Periódico, Exploração de Petróleo.Resumo
A produção de petróleo no Brasil tem crescido nas últimas décadas, principalmente em alto mar por meio de plataformas offshore. Dessa forma, faz-se necessário planejar o transporte de suprimentos para essas plataformas utilizando barcos de apoio. Sabe-se que esse transporte tem um forte impacto nos custos das empresas de exploração de petróleo. Dessa forma, esse artigo propõe um modelo matemático baseado no Problema de Roteamento de Veículos Periódico para definição da frota de barcos necessária e de um plano semanal de viagens para cada barco da frota visando o atendimento às demandas das plataformas ao menor custo. O modelo foi testado com instâncias baseadas em dados reais da Bacia Potiguar, sendo utilizado o solver CPLEX para resolve-las. Os resultados alcançados pelo CPLEX foram comparados com o planejamento da empresa e mostraram possíveis ganhos financeiros.
Downloads
Referências
AAS, Bjørnar et al. Routing of supply vessels to petroleum installations. International Journal of Physical Distribution & Logis-tics Management, v. 37, n. 2, p. 164-179, 2007. DOI: 10.1108/09600030710734866
ALMEIDA, MR de. Algoritmos Genéticos Aplicados a Programação de Embarcações de Apoio às Operações “Offshore”. Anais do XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, SOBRAPO, Bahia, 2009.
ANP (2015), Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: http://www.anp.gov.br. Acesso em: 14 julho 2015.
ANGELELLI, Enrico; SPERANZA, Maria Grazia. The periodic vehicle routing problem with intermediate facilities. European journal of Operational research, v. 137, n. 2, p. 233-247, 2002. DOI: 10.1016/S0377-2217(01)00206-5
ARPINI, Bianca Passos, ROSA, Rodrigo Alvarenga Planejamento da Logística de Suprimento de Plataformas Offshore por Meio de um Modelo Matemático 2L-CVRP Com Frota Heterogênea e Equilíbrio Náutico. Transportes. v.23, n. 4, p. 67-78, 2015. DOI:10.14295/transportes.v23i4.920
BELTRAMI, Edward J.; BODIN, Lawrence D. Networks and vehicle routing for municipal waste collection. Networks, v. 4, n. 1, p. 65-94, 1974. DOI: 10.1002/net.3230040106
BREJON, S.; BRINATI, Marco Antônio. Algoritmo para resolução do problema de programação do transporte de suprimentos para unidades marítimas de exploração de petróleo. 1998. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. Escola Politécni-ca, Universidade de São Paulo.
CHRISTOFIDES, Nicos; BEASLEY, John E. The period routing problem. Networks, v. 14, n. 2, p. 237-256, 1984. DOI: 10.1002/net.3230140205
COENE, Sofie et al. On a periodic vehicle routing problem. Journal of the Operational Research Society, v. 61, n. 12, p. 1719-1728, 2010. DOI: 10.1057/jors.2009.154
CORDEAU, Jean‐François; GENDREAU, Michel; LAPORTE, Gilbert. A tabu search heuristic for periodic and multi‐depot vehicle routing problems. Networks, v. 30, n. 2, p. 105-119, 1997. DOI: 10.1002/(SICI)1097-0037(199709)30:2<105::AID-NET5>3.0.CO;2-G
FAGERHOLT, Kjetil; LINDSTAD, Håkon. Optimal policies for maintaining a supply service in the Norwegian Sea. Omega, v. 28, n. 3, p. 269-275, 2000.. DOI: 10.1016/S0305-0483(99)00054-7
FRANCIS, Peter M.; SMILOWITZ, Karen R.; TZUR, Michal. The period vehicle routing problem and its extensions. The vehicle routing problem: latest advances and new challenges. Springer, Boston, MA, 2008. p. 73-102.
FRANCIS, Peter; SMILOWITZ, Karen. Modeling techniques for periodic vehicle routing problems. Transportation Research Part B: Methodological, v. 40, n. 10, p. 872-884, 2006. DOI: 10.1016/j.trb.2005.12.001
FRIEDBERG, Daniel Oyra; UGLANE, Vidar Thune. Routing and Scheduling of Platform Supply Vessels: Case from the Brazilian Petroleum Industry. 2013. Dissertação de Mestrado. Institutt for industriell økonomi og teknologiledelse.
GRIBKOVSKAIA, Irina; LAPORTE, Gilbert; SHLOPAK, Alexander. A tabu search heuristic for a routing problem arising in servic-ing of offshore oil and gas platforms. Journal of the Operational Research Society, v. 59, n. 11, p. 1449-1459, 2008. DOI: 10.1057/palgrave.jors.2602469
HADJICONSTANTINOU, E.; BALDACCI, R. A multidepot period vehicle routing problem arising in the utilities sector. Journal of the Operational Research Society, v. 49, n. 12, p. 1239-1248, 1998. DOI: 10.2307/3010148
HALVORSEN-WEARE, Elin E.; FAGERHOLT, Kjetil. Robust supply vessel planning. Network optimization. Springer, Berlin, Hei-delberg, 2011. p. 559-573. DOI: 10.1007/978-3-642-21527-8_62
HALVORSEN-WEARE, Elin E. et al. Optimal fleet composition and periodic routing of offshore supply vessels. European Jour-nal of Operational Research, v. 223, n. 2, p. 508-517, 2012. DOI : 10.1016/j.ejor.2012.06.017
HEMMELMAYR, Vera et al. A heuristic solution method for node routing based solid waste collection problems. Journal of Heuristics, v. 19, n. 2, p. 129-156, 2013. DOI: 10.1007/s10732-011-9188-9
HENTZY, F. C. et al. Um modelo matemático para a programação e roteirização de embarcações de apoio à exploração de petróleo offshore. Anais do XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ENEGEP, Rio Grande do Sul, 2012.
IBM, (2017), CPLEX Optimization Studio 12.6.2. Disponível em: https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/jfp/entry/CPLEX_Optimization_Studio_12_6_2?lang=em. Aces-so em: 31 de março de 2017.
LIU, Ran et al. Heuristic algorithms for a vehicle routing problem with simultaneous delivery and pickup and time windows in home health care. European Journal of Operational Research, v. 230, n. 3, p. 475-486, 2013. DOI: 10.1016/j.ejor.2013.04.044
LOPES, P. H. M. (2011) Uma Solução para o Problema de Roteamento de Embarcações de Apoio “Offshore” através da Meta-heurística RTR. Dissertação de Mestrado, COPPE, UFRJ, Rio de Janeiro.
NORLUND, Ellen Karoline; GRIBKOVSKAIA, Irina. Reducing emissions through speed optimization in supply vessel opera-tions. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 23, p. 105-113, 2013. DOI: 10.1016/j.trd.2013.04.007
PANAMARENKA, Katsiaryna. Minimization of emissions in periodic supply vessel planning through speed optimization. 2011. Dissertação de Mestrado. Høgskolen i Molde.
PINTO, Gustavo de Luna et al. Planning the transport of loads to oil platforms considering the arrangement of the loads on the ship's deck. Computers & Industrial Engineering, v. 119, p. 289-300, 2018.
POLACEK, Michael et al. Scheduling periodic customer visits for a traveling salesperson. European Journal of Operational Research, v. 179, n. 3, p. 823-837, 2007. DOI: 10.1016/j.ejor.2005.03.056
RUSSELL, R.; IGO, Wayne. An assignment routing problem. Networks, v. 9, n. 1, p. 1-17, 1979. DOI: 10.1002/net.3230090102
SHYSHOU, Aliaksandr et al. A large neighbourhood search heuristic for a periodic supply vessel planning problem arising in offshore oil and gas operations. INFOR: Information Systems and Operational Research, v. 50, n. 4, p. 195-204, 2012. DOI: 10.3138/infor.50.4.195
SOPOT, Eugen; GRIBKOVSKAIA, Irina. Routing of Supply Vessels to with Deliveries and Pickups of Multiple Commodi-ties. Procedia Computer Science, v. 31, p. 910-917, 2014. DOI: 10.1016/j.procs.2014.05.343
VAQUERO, Tiago Stegun et al. Planning and scheduling ship operations on petroleum ports and platforms. Proceedings of the Scheduling and Planning Applications Workshop. 2012. p. 8-16.
VIANNA, Dalessandro Soares et al. Heurísticas Baseadas em Busca Local para a Programação e Roteirização de Embarcações de Apoio à Exploração de Petróleo OffShore, Analisando Múltiplas Estruturas de Vizinhança. Anais do XLIV SOBRAPO, Rio de janeiro, 2012.
VIDAL, Thibaut et al. A hybrid genetic algorithm for multidepot and periodic vehicle routing problems. Operations Research, v. 60, n. 3, p. 611-624, 2012. DOI: 10.1287/opre.1120.1048
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.