Planejamento tático de rotas marítimas para suprimento de plataformas de produção de petróleo

Autores

  • André Pereira Pinto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Esp?rito Santo http://orcid.org/0000-0003-0841-514X
  • André Luís da Silva Rosa Engenheiro Naval na Petrobras S/A
  • José Reynaldo Gama Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bruna dos Santos Neves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas Arrevabene Caprini Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1536

Palavras-chave:

Logística do Petróleo, Problema de Roteamento de Veículos Periódico, Exploração de Petróleo.

Resumo

A produção de petróleo no Brasil tem crescido nas últimas décadas, principalmente em alto mar por meio de plataformas offshore. Dessa forma, faz-se necessário planejar o transporte de suprimentos para essas plataformas utilizando barcos de apoio. Sabe-se que esse transporte tem um forte impacto nos custos das empresas de exploração de petróleo. Dessa forma, esse artigo propõe um modelo matemático baseado no Problema de Roteamento de Veículos Periódico para definição da frota de barcos necessária e de um plano semanal de viagens para cada barco da frota visando o atendimento às demandas das plataformas ao menor custo. O modelo foi testado com instâncias baseadas em dados reais da Bacia Potiguar, sendo utilizado o solver CPLEX para resolve-las. Os resultados alcançados pelo CPLEX foram comparados com o planejamento da empresa e mostraram possíveis ganhos financeiros.

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Biografia do Autor

André Pereira Pinto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Engenharia Civil na COPPE-UFRJ, Engenheiro Civil na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Esp?rito Santo

Pós Doutor no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de produtividade CNPq-2 em Transportes. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016 e 2016-2017). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989).

André Luís da Silva Rosa, Engenheiro Naval na Petrobras S/A

Engenheiro Naval pela UFRJ, Mestrando em Engenharia de Produção pela PUC-RJ

José Reynaldo Gama Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil - UFES, Engenheiro Civil - UFES

Bruna dos Santos Neves, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Engenharia Civil - PPGEC - UFES

Lucas Arrevabene Caprini, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Civil - UFES

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Pinto, A. P., Rosa, R. A., Rosa, A. L. da S., Vieira, J. R. G., Neves, B. dos S., & Caprini, L. A. (2019). Planejamento tático de rotas marítimas para suprimento de plataformas de produção de petróleo. TRANSPORTES, 27(1), 65–81. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1536

Edição

Seção

Artigos