Avaliação do potencial de integração entre o uso e ocupação do solo e o transporte de carga em um recorte urbano de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1620Palavras-chave:
Transporte Urbano de Carga, Uso e Ocupação do Solo, Densidades Urbanas, Modelagem Urbana, Freturb.Resumo
O objetivo desse artigo é realizar uma avaliação integrada entre o transporte urbano de carga e o uso e ocupação do solo, por meio da aplicação do modelo Freturb em um recorte urbano na cidade de São Paulo. Os resultados indicaram haver interdependências entre os parâmetros do transporte urbano de carga (tipos de veículos comerciais, condições de carga e descarga e quantidades de movimentações) e do uso e ocupação do solo (perfil econômico, dimensões dos estabelecimentos alimentícios, número de empregos e de habitantes), revelando quais aspectos do transporte urbano da carga impactam diretamente no uso do espaço urbano e quais elementos do uso e ocupação do solo condicionam aspectos da logística e do tráfego urbano, em um contexto urbano brasileiro. Entende-se que as inter-relações demonstradas sejam fundamentais para aprimorar políticas urbanas relacionadas à mobilidade urbana e ao uso e ocupação do solo, ao fomentar o planejamento e a gestão intersetoriais e interdisciplinares em cidades brasileiras.
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