Quantificação do efeito benéfico de passagem inferior como barreira acústica

Autores

  • Adalice Flavia Duarte de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Roberto Leal Pimentel Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Almeida de Melo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1622

Palavras-chave:

Ruído de tráfego, Passagem inferior, Barreira acústica.

Resumo

A utilização de barreiras acústicas é uma das medidas empregadas para minimizar o impacto gerado pelo ruído, pois é possível produzir uma atenuação no nível sonoro por meio da restrição à passagem do som diretamente da fonte para o receptor. As passagens inferiores em rodovias vêm sendo usadas para evitar cruzamentos em nível entre as vias. Pressupõe-se que esse desnível pode funcionar como uma barreira acústica contribuindo com a redução do ruído nas áreas circunvizinhas, com a vantagem de possuir pouco impacto visual. Neste artigo, analisou-se a passagem inferior construída na BR-230 com o objetivo de quantificar o efeito benéfico da mesma em relação a redução do ruído emitido. Medições de ruído foram realizadas na área urbana adjacente a esta passagem e, com os resultados obtidos, foram feitas correlações com expressões do modelo CoRTN para estimativa do ruído. Verificou-se, por meio comparativo, os benefícios que a passagem inferior disporia como solução acústica. Como resultado, obteve-se uma redução média de 11,8 dB(A), constituindo uma atenuação expressiva no nível de ruído para os pontos na região de sombra acústica.

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Biografia do Autor

Adalice Flavia Duarte de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Engenheira Civil e aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental.

Roberto Leal Pimentel, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, com ênfase na área vibrações e acústica.

Ricardo Almeida de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, com ênfase na área geotécnica (pavimentos e gerência) e transportes rodoviário e impactos ambientais.

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Publicado

04-11-2018

Como Citar

Medeiros, A. F. D. de, Pimentel, R. L., & Melo, R. A. de. (2018). Quantificação do efeito benéfico de passagem inferior como barreira acústica. TRANSPORTES, 26(3), 63–74. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1622

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica