Modelagem constitutiva e caracterização empírica da interface revestimento asfáltico – base granular

Autores

  • Samuel de Almeida Torquato e Silva
  • Jorge Barbosa Soares
  • Suelly Helena de Araújo Barroso

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1661

Palavras-chave:

Aderência, Imprimação, Interface

Resumo

A relevância da interface revestimento asfáltico-base granular é bem estabelecida na literatura da Mecânica dos Pavimentos. Entretanto, há uma predominância da aborda-gem empírica no Brasil, o que não é compatível com métodos mecanísticos de dimensi-onamento de pavimentos. A fim de propor uma abordagem racional sobre o fenômeno de deslizamento entre as camadas em estudo, este artigo propõe um modelo constitu-tivo e um ensaio mecânico capaz de extrair os parâmetros de ruptura e rigidez deste modelo, utilizando o critério de Mohr-Coulomb e a Lei de Goodman, respectivamente. Os resultados experimentais corroboraram as premissas do modelo e o ensaio mostrou-se de utilização viável para outros materiais. Finalmente, análises estruturais conside-rando o modelo desenvolvido foram realizadas utilizando o Método dos Elementos Finitos.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Torquato e Silva, S. de A., Barbosa Soares, J., & de Araújo Barroso, S. H. (2018). Modelagem constitutiva e caracterização empírica da interface revestimento asfáltico – base granular. TRANSPORTES, 26(2), 180–191. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1661

Edição

Seção

Artigos