Use of multi-criteria decision analysis to classify and regulate interstate bus services in Brazil

Autores

  • Hugo Alves Silva Ribeiro Agência Nacional de Transportes Terrestres https://orcid.org/0000-0003-0879-336X
  • José Expedito Brandão Filho Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Paulo Henrique da Silva Costa Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Marcelo Grangeiro Quirino Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1724

Palavras-chave:

Análise multicritério de apoio à decisão, Regulamentação de transporte, Classificação de serviço de ônibus.

Resumo

Os serviços de ônibus interestaduais no Brasil podem ocorrer entre municípios próximos ou distantes. Na primeira situação, o serviço deve ser classificado como ‘semiurbano’, delegado por permissão pelo Poder Público Federal, exigindo processo licitatório e operado com ônibus urbanos. Na outra situação, o serviço deve ser classificado como ‘rodoviário’, o qual é diretamente autorizado pela autoridade pública e deve ser operado por ônibus rodoviários. A lei brasileira diferencia cidades ‘próximas’ ou ‘distantes’ quando o serviço ocorre com características ‘urbanas’ ou ‘regionais’, mas não especifica parâmetros para essa distinção. Este artigo apresenta um método multicritério utilizado para melhor classificar e regular os serviços de transporte interestadual de passageiros. Como resultado, a técnica foi aplicada em 11 mercados interestaduais, dos quais 4 foram considerados ‘semiurbanos’. Em conclusão, o estudo foi utilizado para apoiar a decisão do governo.

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Biografia do Autor

Hugo Alves Silva Ribeiro, Agência Nacional de Transportes Terrestres

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como especialista em regulação.

José Expedito Brandão Filho, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Mestre em Transportes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Paulo Henrique da Silva Costa, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Analista da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Marcelo Grangeiro Quirino, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

Ribeiro, H. A. S., Brandão Filho, J. E., Costa, P. H. da S., & Quirino, M. G. (2019). Use of multi-criteria decision analysis to classify and regulate interstate bus services in Brazil. TRANSPORTES, 27(4), 93–110. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1724

Edição

Seção

Artigos