Use of multi-criteria decision analysis to classify and regulate interstate bus services in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1724Palavras-chave:
Análise multicritério de apoio à decisão, Regulamentação de transporte, Classificação de serviço de ônibus.Resumo
Os serviços de ônibus interestaduais no Brasil podem ocorrer entre municípios próximos ou distantes. Na primeira situação, o serviço deve ser classificado como ‘semiurbano’, delegado por permissão pelo Poder Público Federal, exigindo processo licitatório e operado com ônibus urbanos. Na outra situação, o serviço deve ser classificado como ‘rodoviário’, o qual é diretamente autorizado pela autoridade pública e deve ser operado por ônibus rodoviários. A lei brasileira diferencia cidades ‘próximas’ ou ‘distantes’ quando o serviço ocorre com características ‘urbanas’ ou ‘regionais’, mas não especifica parâmetros para essa distinção. Este artigo apresenta um método multicritério utilizado para melhor classificar e regular os serviços de transporte interestadual de passageiros. Como resultado, a técnica foi aplicada em 11 mercados interestaduais, dos quais 4 foram considerados ‘semiurbanos’. Em conclusão, o estudo foi utilizado para apoiar a decisão do governo.Downloads
Referências
Adelt, F.; J. Weyer; S. Hoffmann; and A. Ihrig (2018) Simulation of the Governance of Complex Systems (SimCo): Basic Con-cepts and Experiments on Urban Transportation. Journal of Artificial Societies & Social Simulation, v. 21, n. 2. DOI: 10.18564/jasss.3654
Bana e Costa, C. and J. Vansnick (1994) MACBETH: An interactive path towards the construction of cardinal value functions. International Transactions in Operational Research, v. 1, n. 4, p. 489–500. DOI: 10.1016/0969-6016(94)90010-8.
Bana e Costa, C. and J. Vansnick (1999) “Preference relations and MCDM” In T. Gál, T. Stewart, e T. Hanne (eds.), Multiple criteria decision making: advances in MCDM models, algorithms, theory, and applications. Massachusetts: Kluwer Academic Pub-lishers, p. 4.1-4.23
Bana e Costa, C.; J. De Corte and J. Vansnick (2012) MACBETH. International Journal of Information Technology and Decision Making, v. 11, n. 2, p. 359–387. DOI: 10.1142/S0219622012400068
Banister, D. (2008) The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, v. 15, n. 2, p. 73-80. DOI: 10.1016/j.tranpol.2007.10.005
Bortoluzzi, S. C.; S. R. Ensslin; L. Ensslin and M. O. de Almeida (2017) Multicriteria decision aid tool for the operational man-agement of an industry: a constructivist case. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v. 14, n. 2, p. 165-182. DOI: 10.14488/BJOPM.2017.v14.n2.a4
Brandão Filho, J. E.; H. A. S. Ribeiro and C. S. de Oliveira (2016) Método para classificação dos mercados de transporte rodoviá-rio interestadual semiurbano de passageiros. Anais do XXX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Rio de Janeiro, Brazil. http://www.anpet.org.br/xxxanpet/site/anais_busca_online/documents/6_150_AC.pdf. (Consulted on Sep-tember 6, 2017)
Brazil (2001) 10,233/2001 Brazilian law, which Provides for the restructuring of water and land transport, creates the National Council for Transport Policy Integration, the National Land Transport Agency, the National Waterway Transportation Agency and the National Department of Transport Infrastructure, and makes other arrangements. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10233.htm. (Consulted on September 6, 2017)
Costa, P. H. S.; M. G. Quirino and S. R. Granemann (2017) Avaliação da qualidade nos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros da região do Distrito Federal e dos municípios de seu entorno. Revista Transportes, v. 25, n. 4, p. 83-95. DOI: 10.14295/transportes.v25i4.1121
Costa, P. H. S. and S. R. Granemann (2017) Metodologia multicritério para classificar as empresas de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros por nível de serviço. Revista Transportes, v. 25, n. 3, p. 126-137. DOI: 10.14295/transportes.v25i3.1301
Da Silva, A. N. R.; M. da Silva Costa and M. H. Macedo (2008) Multiple views of sustainable urban mobility: The case of Brazil. Transport Policy, v. 15, n. 6, p. 350-360. DOI: 10.1016/j.tranpol.2008.12.003
Davidson, W.; R. Donnelly; P. Vovsha; J. Freedman; S. Ruegg; J. Hicks; J. Castiglione; and R. Picado (2007) Synthesis of first practices and operational research approaches in activity-based travel demand modeling. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 41, n. 5, p. 464-488. DOI: 10.1016/j.tra.2006.09.003
De Luca, S. (2014) Public engagement in strategic transportation planning: An analytic hierarchy process based approach. Transport Policy, v. 33, p. 110-124. DOI: 10.1016/j.tranpol.2014.03.002
Ensslin, L.; A. Dutra and S. R. Ensslin (2000) MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, v. 7, n 1, p. 79-100. DOI: 10.1111/j.1475.3995.2000.tb00186.x
Ferretti, V. and A. Degioanni (2017) How to support the design and evaluation of redevelopment projects for disused rail-ways? A methodological proposal and key lessons learned. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 52, p. 29-48. DOI: 10.1016/j.trd.2017.02.008
Gouvêa, R. G. (2009) Diretrizes para a gestão metropolitana no Brasil. Revista EURE, v. 35, n. 104, p. 47-76. DOI: 10.4067/S0250-71612009000100003
Guitouni, A. and J. Martel (1998) Tentative guidelines to help choosing an appropriate MCDA method. European Journal of Operational Research, v. 109, n 2, p. 501–521. DOI: 10.1016/S0377-2217(98)00073-3
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (2015) Atlas de vulnerabilidade social nos municípios brasileiros. Brasília: Ipea. http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs.pdf. (Consulted on January 22, 2019)
Ishizaka, A. and S. Siraj (2017) Are multi-criteria decision-making tools useful? An experimental comparative study of three methods. European Journal of Operational Research, v. 264, n. 2, p. 462-471. DOI: 10.1016/J.EJOR.2017.05.041
Ma, W.; G. Jiang; W. Li; T. Zhou and R. Zhang (2019) Multifunctionality assessment of the land use system in rural residential areas: Confronting land use supply with rural sustainability demand. Journal of environmental management, v. 231, n. 1, p. 73-85. DOI: 10.1016/j.jenvman.2018.09.053
Macharis, C. and A. Bernardini (2015) Reviewing the use of Multi-Criteria Decision Analysis for the evaluation of transport projects: Time for a multi-actor approach. Transport Policy, v. 37, p. 177-186. DOI: 10.1016/j.tranpol.2014.11.002
Macharis, C.; A. De Witte and L. Turcksin (2010) The Multi-Actor Multi-Criteria Analysis (MAMCA) application in the Flemish long-term decision making process on mobility and logistics. Transport Policy, v. 17, n. 5, p. 303-311. DOI: 10.1016/j.tranpol.2010.02.004
Mandic, D.; P. Jovanovic and M. Bugarinovic (2014) Two-phase model for multi-criteria project ranking: Serbian Railways case study. Transport Policy, v. 36, p. 88-104. DOI: 10.1016/j.tranpol.2014.08.002
Marttunen, M.; J. Lienert and V. Belton (2017) Structuring problems for Multi-Criteria Decision Analysis in practice: A literature review of method combinations. European Journal of Operational Research. v. 263, n. 1, p. 1–17. DOI: 10.1016/j.ejor.2017.04.041
Nunes, N. T. R. (2010) Sistema de ônibus semiurbano: uma maneira eficiente de redução de tarifas. Revista dos Transportes Públicos, v. 124, p. 103-110. http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/download/dcmDocument/2013/01/10/5DC381D9-CEA2-400B-8BC8-CA30098F7A96.pdf. (Consulted on January 10, 2019)
Ojima, R. (2007) The dimensions of urban sprawl and a methodological proposal for comparative studies: a social-spatial approach in Brazilian urban agglomerations. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 24, n. 2, p. 277-300. DOI: 10.1590/S0102-30982007000200007
Pires, M. R. G. M.; L. B. D. Göttems; C. M. F. Martins; D. Guilhem and E. D. Alves (2010) Supply and demand of the medium-complexity/SUS: relation with primary health care. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1009-1019. DOI: 10.1590/S1413-81232010000700007
Quadros, S. G. R. and C. D. Nassi (2015) An evaluation on the criteria to prioritize transportation infrastructure investments in Brazil. Transport Policy, v. 40, p. 8-16. DOI: 10.1016/j.tranpol.2015.02.002
Sayers, T. M.; A. T. Jessop and P. J. Hills (2003) Multi-criteria evaluation of transport options—flexible, transparent and user-friendly?. Transport Policy, v. 10, n. 2, p. 95-105. DOI: 10.1016/S0967-070X(02)00049-5
Schiller, A. O. S. B. (2018) The new grant making model of authorization established by Law n. 12,996/2014 and its effects on public interstate and international passenger road transport sector. Revista Digital de Direito Administrativo, v. 5, n. 2, p. 151-179. DOI: 10.11606/issn.2319-0558.v5i2p151-179
Waddell, P. (2011) Integrated Land Use and Transportation Planning and Modelling: Addressing Challenges in Research and Practice. Transport Reviews, v. 31, n. 2, p. 209-229. DOI: 10.1080/01441647.2010.525671
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.