Utilização de métodos de previsão da velocidade de ocorrência de aquaplanagem para verificação da segurança em rodovias de alto padrão

Autores

  • Henrique Foster Oliveira Universidade de São Paulo
  • Felipe Issa Kabbach Jr. Universidade de São Paulo
  • Carlos Yukio Suzuki Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1735

Palavras-chave:

Aquaplanagem, Segurança Viária, Interface pneu-pavimento.

Resumo

Este trabalho apresenta de forma resumida diferentes métodos existentes de previsão da velocidade de ocorrência de aquaplanagem para demonstrar o risco associado a este fenômeno e a necessidade de complementação dos critérios e recomendações de projeto utilizados no Brasil, de maneira que seja considerada a probabilidade de ocorrência de tal fenômeno em determinadas situações. Para tanto, é apresentada a análise de um trecho hipotético que combina diversas características típicas de rodovias de alto padrão, localizado na Região Metropolitana de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Foster Oliveira, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécnica

Felipe Issa Kabbach Jr., Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécnica

Carlos Yukio Suzuki, Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes - Escola Politécnica

Referências

Agrawall, S. K.; Meyer, W. E.; J.J., H. (1977) Measurement of hydroplaning potential. Pennsylvania Tranportation Institute, Penn-sylvania State University, PA, USA: [s.n.].

Ariawan, I. M. A.; Subagio, B. S.; Setiadji, B. H. (2015) Development of asphalt pavement temperature model for tropical cli-mate conditions in West Bali region. The 5th International Conference of Euro Asia Civil Engineering Forum (EACEF-5). [S.l.]: [s.n.]. p. 474-480.

Browne, A. L. (1975) A Mathematical Analysis for Pneumatic Tire Hydroplaning. Surface Texture Versus Skidding: Measure-ments, Frictional Aspects and Safety Features of Tire-Pavement Interactions, ASTM STP 583, p. 75-94.

Cogresso Nacional. (1997) Código de Trânsito Brasileiro. Brasília: [s.n.].

Gallaway, B. M. et al. (1979) Pavement and geometric design criteria for minimizing Hydroplanning, Report No. FHWARD-79-31. Washington, DC, USA: Federal Highway Administration.

Gengenbach, W. (1967) Das Verhalten von Kraftfahrzeugreifen auf trockener und insbesondere auf nasser Fahrbahn. Karlsruhe: Fakultät für Maschinenbau und Verfahrenstechnik der Universität Karlsruhe.

Gothié, M. (2005) Water influence on skid resistance - Standardization: input of the HERMES programme. International Surface Friction Conference: roads and runways: improving safety through assessment and design. Christchurch, New Zealand : [s.n.]. p. 50.

Gunatne, M. et al. (2012) Hydroplaning on multi lane facilities, Report No. BDK84 977-14. FHWA. University of South Florida, Tampa, FL, p. 130.

Herrmann, S. R. (2008) Simulationsmodell Zum Wasserabfluss- Und Aquaplaning-Verhalten Auf Fahrbahnoberflächen. Stuttgart: Universität Stuttgart Institut für Straßen- und Verkehrswesen.

Hocker, H. J. (1971) Die Oberflächenentwässerung von Fahrbahnen und ihre Bedeutung für den Straßenentwurf. Aachen: Bundes-minister für Verkehr, Abteilung Straßenbau.

Horne, W. B.; Dreher, R. C. (1963) Phenomena of pneumatic tire hydroplaning. Langley Research Center, Langley Station, Wash-ington D.C.: National Aeronautics and Space Administration.

Horne, W. B.; Yager, T. J.; Ivey, D. L. (1986) Recent Studies to Investigate Effects of Tire Footprint Aspect Ratio on Dynamic Hidroplaning Speed. The Tire Pavement Interface, ASTM STP 929, Philadelphia, p. 22-46.

Horne, W. B.; Yager, T. J.; Taylor, G. R. (1968) Review Of Causes And Alleviation Of Low Tire Traction On Wet Runways. Washing-ton, DC: National Aeronautics and Space Administration.

Instituto de astronomia, geofísica e ciências atmosféricas. (2016) Dados horários de precipitação 2000-2015. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Ivey, D. L.; Lehtipuu, E. K.; Button, W. (1975) Rainfall and Visibility - The view from behind the wheel. Texas Transportation Institute. College Station, TX, p. 51.

Nhcrp. (1998) Improved surface drainage of pavements (Project 1-29 Final Report). Washington, D.C.: Transportation Review Board.

Ong, G. P.; Fwa, T. F. (2007) Wet-pavement hydroplaning risk and skid resistance: modeling. ASCE Journal of transportation Engineering, v. 133, n. 10.

Ong, G. P.; Fwa, T. F. (2008) Modeling and analysis of truck hydroplaning on highways. Transportation Research Record, Wash-ington, D.C., n. 2068, p. 99-108.

Ross, N. F.; Russam, K. (1968) The depth of rain water on road surfaces. London: Ministry of Transport.

Sheridan, L. (2014) Aquaplaning: an investigation of surface flow calculation. Darling Heights: University of South Queensland.

Subramanian, R.; Thiriez, K. (2001) Tire Pressure Special Study Tread Depth Analysis. National Center for Statistics and Analy-sis of the National Highway Traffic Safety Administration. Washington, D.C.

Transportation Research Board. (2010) Highway Capacity Manual. Washington, D.C: [s.n.].

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

Oliveira, H. F., Kabbach Jr., F. I., & Suzuki, C. Y. (2019). Utilização de métodos de previsão da velocidade de ocorrência de aquaplanagem para verificação da segurança em rodovias de alto padrão. TRANSPORTES, 27(4), 111–122. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1735

Edição

Seção

Artigos