Utilização do ensaio de flexão sobre amostra semicircular para avaliação da propagação do trincamento em misturas com diferentes ligantes
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1832Palavras-chave:
Trincamento, EEFAS, EDFAS.Resumo
Neste trabalho é estudada a propagação de fissuras e ruptura em misturas asfálticas através do ensaio de flexão semicircular. Trincamentos que surgem nos revestimentos asfálticos revelam-se como um dos principais danos que afetam diretamente a serventia e qualidade dos pavimentos flexíveis. Esta pesquisa busca contribuir para a análise da resistência ao trincamento, bem como propagação do trincamento até a ruptura de misturas asfálticas onde são utilizados três diferentes tipos de ligantes. Para este fim empregou-se o ensaio de flexão em amostra semicircular com fenda, estático (EEFAS) e dinâmico (EDFAS). Foram analisadas três composições, dosadas pelo método Superpave: uma com cimento asfáltico de petróleo (CAP), outra com asfalto modificado por polímero (AMP) e a terceira com asfalto borracha (AB), denominadas, respectivamente, como misturas A, B e C. Os resultados indicaram maior rigidez da mistura com AMP, que também apresentou maior vida de fadiga. Por outro lado, as amostras com CAP e AB apresentaram-se dúcteis e com menor velocidade de propagação das microtrincas.
Downloads
Referências
Al-Qadi, I.; Ozer, H.; Lambros, J.; El Khatib, A.; Singhvi, P.; Khan, T.; Rivera, J. e Doll, B. (2015) Testing Protocols to Ensure Per-formance of High Asphalt Binder Replacement Mixes Using RAP and RAS. Illinois Center for Transportation. Research Re-port, No. FHWA-ICT-15-017.
AASHTO (2013) M 323: Standard specification for Superpave Volumetric Mix Design. Washington, DC.
AASHTO (2013) TP 105: Standard Method of Test for Determining the Fracture Energy of Asphalt Mixtures Using the Semi-Circular Bend Geometry (SCB). Washington, DC.
AASHTO (2016) TP 124: Determining the Fracture Potencial of Asphalt Mixtures Using Semicircular Bend Geometry at In-termediate Temperature. Washington, DC.
AASHTO (2011) T 283: Standard method of test for resistance of compacted asphalt mixtures to moisture-induced damage. Test Standard Specifications for Transportation Materials and Methods of Sampling and Testing. Washington, DC.
Aragão, F.T.S.; Hartmann, D.A.; Kim, Y.R.; Motta, L.M.G. e Javaherian, M.H. (2014) A numerical-experimental approach to characterize fracture properties of asphalt mixtures at low in-service temperatures. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, Washington, D.C. 2447, 42-50. https://doi.org/10.3141/2447-05
ABNT (2011) NBR 16018: Misturas asfálticas – Determinação da rigidez por compressão diametral sob carga repetida. Rio de Janeiro.
ABNT (2012) NBR 15087: Misturas Asfálticas – Determinação da Resistência à Tração por Compressão Diametral. Rio de Janeiro.
Balbo, J.T. (2000) Fatos, Mitos e Falácias sobre os Modelos Experimentais de Fadiga. In: Reunião Anual de Pavimentação, v. 1, p. 391-404, Brasília.
Balbo, J.T. (2007) Pavimentação asfáltica: materiais, projeto e restauração. Oficina de Textos, São Paulo.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2006) DNIT 031: Pavimentos Flexíveis – Concreto Asfáltico – Especificação de Serviço. Rio de Janeiro.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009) DNIT 112: Pavimentos Flexíveis – Concreto asfáltico com asfalto-borracha, via úmida, do tipo “Terminal Blending” – Especificação de Serviço. Rio de Janeiro.
Elseifi, M. A.; Mohammad, L.; Yang, H. e Cooper, S. (2012) Modeling and evaluation of the cracking resistance of asphalt mix-tures using semi-circular bending test at intermediate temperatures. Road and materials and pavement design, 13, 124-139. DOI: 10.1080/14680629.2012.657035
European Committee for Standardization (2010) EN 12697-44: Bituminous Mixtures – Test Methods for Hot Mix Asphalt Part 44: Crack Propagation by Semi-Circular Bending Test. Brussels, Belgium.
Gao, L. e Ling, C. (2016) Evaluation of fatigue behavior in cold recycled mixture using digital image correlation method. Construction and Building Materials 102, 393-402. https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2015.11.014
Godoi, L.G.; Brito, L.A.T. e Ceratti, J.A.P. (2017) Ensaio semicircular de flexão para análise da resistência ao trincamento de misturas asfálticas: validação e interpretação do procedimento. Congresso Íbero-Latinoamericano del Asfalto, Medellín, Colômbia.
Huang, B.; Shu, X. e Zuo, G. (2013) Using notched semi circular bending fatigue test to characterize fracture resistance of asphalt mixtures. In: Engineering and fracture mechanics 109, 78-88.DOI: 10.1016/j.engfracmech.2013.07.003
Kim, Y.R.; Little, D.N. e Song, I. (2003) Effect of mineral fillers on fatigue resistance and fundamental material characteristics – mechanistic evaluation. Transportation Research Record, Washington, DC, 1832, 1-8. https://doi.org/10.3141/1832-01
Li, X. J. e Marasteanu, M.O. (2010) Using the Semi Circular Bending Test to Evaluate Low Temperature Fracture Resistance for Asphalt Concrete. Experimental Mechanics, 50(7), 867-876. https://doi.org/10.1007/s11340-009-9303-0
Molenaar, A.A.A.; Scarpas, A.; Liu, X. e Erkens, S.M.J.G. (2002) Semi-circular bending test; Simple but useful. Journal of Associa-tion of Asphalt Paving Technologies, 71, 794-815.
Montestruque, G.; Vasconcelos, K.L. e Bernucci, L.L.B. (2010) Ensaio de flexão em amostra semi-circular com fenda e análise de imagens para caracterização da resistência à fratura de misturas tipo AAUQ. XXIV Anpet Congresso de Pesquisas e Ensino em Transportes, Salvador, Bahia.
Nsengiyumva, G. e Kim, Y.R. (2019) Effect of testing configuration in semi-circular bending fracture of asphalt mixtures: experiments and statistical analyses. TRB Annual Meeting, Washington, DC, 2673(5), 320-328.https://doi.org/10.1177/0361198119839343
Vargas, G.A.B; Oliveira, A.D e Aragão, F.T.S. (2018) Influência do modo de aplicação de carga nas propriedades de fratura de uma mistura asfáltica de agregados finos. Transportes, 26(3), 39 – 50. DOI: 10.14295/transportes.v26i3.1609
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.