Modelagem Integrada do Problema de Programação de Tripulantes de Aeronaves
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.208Resumo
Este artigo trata o Problema de Programação de Tripulantes (PPT), de importância fundamental no planejamento operacional das empresas aéreas. O PPT é normalmente dividido na literatura em dois subproblemas, formulados e resolvidos sequencialmente: Problema de Determinação das Viagens (PDV) e Problema de Atribuição de Escalas (PAE). Esta decomposição justifica-se pela sua natureza combinatória, porém deixa de proporcionar um tratamento global ao PPT, em termos de custo e qualidade da solução final. Portanto, o estado da arte envolve a solução integrada do PPT, em que ambos os subproblemas são resolvidos simultaneamente. O problema, no entanto, é NP-Difícil. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para modelagem integrada do PPT, através de um Algoritmo Genético Híbrido (AGH) associado a um procedimento de busca em profundidade, levando em conta as particularidades da legislação brasileira. A metodologia foi testada, com sucesso, para a solução de instâncias baseadas na malha real de uma empresa aérea brasileira.
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