Comportamento não conforme de motociclistas em interseções semaforizadas de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2145Palavras-chave:
Motocicletas, Comportamento não conforme, Segurança ViáriaResumo
Os acidentes no Brasil envolvendo motociclistas tem crescido nos últimos anos, motivando mais estudos que permitam compreender a relação entre o comportamento de condução e os acidentes de trânsito. Nesta linha, utilizou-se o conceito de Comportamentos Não Conforme dos motociclistas juntamente com características do ambiente de circulação e acidentes de trânsito para representar quantitativamente esse fenômeno. Neste trabalho foram coletadas e analisadas de forma manual, 124 horas de vídeo de 31 aproximações de interseções semaforizadas. Os comportamentos em não conformidade analisados foram mudança de faixa, avanço semafórico, trânsito sobre a calçada e em sentido proibido e velocidade inadequada, os quais foram relacionados ao ambiente de circulação e posteriormente com os acidentes. Os resultados mostraram que o aumento proporcional do fluxo de veículos pesados pode reduzir em até 22% a frequência de mudança de faixas das motocicletas. A fiscalização eletrônica mostrou-se eficiente em coibir o avanço semafórico. Os motociclistas desenvolvem velocidades 11% maiores que os carros. A diferença de velocidade do 85º percentil entre motos e carros e o número de faixas foram identificadas como variáveis significativas na modelagem dos acidentes. Encontrou-se indícios de que canteiro central, número de faixas e fiscalização eletrônica apresentam influência sobre o comportamento dos motociclistas.
Downloads
Referências
Abdul Manan, M. M. and A. Várhelyi (2012) Motorcycle fatalities in Malaysia. IATSS Research, 36(1), 30–39. doi:10.1016/j.iatssr.2012.02.005
Bonte, L.; S. Espié; and P. Mathieu (2007) Virtual lanes interest for motorcycles simulation. Proceedings of the fifth European Workshop on Multi-Agent Systems (EUMAS’07), 580–596. Obtido de http://hal.inria.fr/hal-00731997/
Cunto, F. J. C.; and S. Ferreira (2016) An Analysis of the Injury Severity of Motorcycle Crashes in Brazil Using Mixed Ordered Response Models., 9962(May). doi:10.1080/19439962.2016.1162891
Das, S.; R. Avelar; K. Dixon and X. Sun (2018) Investigation on the wrong way driving crash patterns using multiple correspondence analysis. Accident Analysis and Prevention, 111(November 2016), 43–55. doi:10.1016/j.aap.2017.11.016
Departamento de Informática do SUS - DATASUS. Informações de Saúde, Epidemiológicas e Morbidade: banco de dados. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqc12_1.htm> Acesso em: 20 out. 2019.
Goldenbeld, C. and I. van Schagen (2007) The credibility of speed limits on 80 km/h rural roads: The effects of road and person(ality) characteristics. Accident Analysis and Prevention, 39(6), 1121–1130. doi:10.1016/j.aap.2007.02.012
Hirst, W. M.; L. J. Mountain and M. J. Maher (2005) Are speed enforcement cameras more effective than other speed management measures ? An evaluation of the relationship between speed and accident reductions., 37, 731–741. doi:10.1016/j.aap.2005.03.014
Holz, R. da F. (2014) Realidade da motocicleta no ambiente urbano com foco no Brasil. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Obtido de http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/108507
Censo Demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. In: IBGE. Sidra: sistema IBGE de recuperação automática. Rio de Janeiro, 2011a. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010universo.asp?o=5&i=P>. Acesso em: nov. 2019.
Jensupakarn, A.; and K. Kanitpong (2018) Influences of motorcycle rider and driver characteristics and road environment on red light running behavior at signalized intersections. Accident Analysis and Prevention, 113(February), 317–324. doi:10.1016/j.aap.2018.02.007
Lewis-Evans, B.; and S. G. Charlton (2006) Explicit and implicit processes in behavioural adaptation to road width. Accident Analysis and Prevention, 38(3), 610–617. doi:10.1016/j.aap.2005.12.005
Lider, Seguradora. Disponível em: <http://www.seguradoralider.com.br/como_requerer.asp> Acessado em: nov. 2019
Nguyen, L. X.; S. Hanaoka and T. Kawasaki (2014) Traffic conflict assessment for non-lane-based movements of motorcycles under congested conditions. IATSS Research, 37(2), 137–147. doi:10.1016/j.iatssr.2013.10.002
Pau, M. and S. Angius (2001) Do speed bumps really decrease traffic speed? An Italian experience. Accident Analysis and Prevention, 33(5), 585–597. doi:10.1016/S0001-4575(00)00070-1
Puscar, F. M.; T. Sayed; A. Y. Bigazzi and M. H. Zaki (2018) Multimodal Safety Assessment Of An Urban Intersection By Video Analysis Of Bicycle , Pedestrian , And Motor Vehicle Traffic Conflicts And Violations. (p. 14).
Sethi, K. and W. L. Brillhart (1991) Traffic analysis including non-conforming behaviour via image processing. Vehicle Navigation and Information Systems Conference, (1), 193–201. doi:10.1109/VNIS.1991.205765
Sukor, N. S. A.; A. K. M. Tarigan and S. Fujii (2017) Analysis of correlations between psychological factors and self-reported behavior of motorcyclists in Malaysia, depending on self-reported usage of different types of motorcycle facility. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, 46, 509–523. doi:10.1016/j.trf.2016.09.032
Susilo, Y. O.; T. B. Joewono and U. Vandebona (2015) Reasons underlying behaviour of motorcyclists disregarding traffic regulations in urban areas of Indonesia. Accident Analysis and Prevention, 75, 272–284. doi:10.1016/j.aap.2014.12.016
Teoh, E. R. and M. Campbell (2010) Role of motorcycle type in fatal motorcycle crashes. Journal of Safety Research, 41(6), 507–512. doi:10.1016/j.jsr.2010.10.005
Vasconcellos, E. A. (2008) Custo Social Do Transporte. Revista dos Transportes Públicos - ANTP, 127–142.
Walton, D. and J. Buchanan (2012) Motorcycle and scooter speeds approaching urban intersections. Accident Analysis and Prevention, 48, 335–340. doi:10.1016/j.aap.2012.02.001
Wong, J. T.; Y. S. Chung and S. H. Huang (2010) Determinants behind young motorcyclists’ risky riding behavior. Accident Analysis and Prevention, 42(1), 275–281. doi:10.1016/j.aap.2009.08.004
Zhang, G.;K. K. W. Yau and G. Chen (2013) Risk factors associated with traffic violations and accident severity in China. Accident Analysis and Prevention, 59, 18–25. doi:10.1016/j.aap.2013.05.004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos William Sasaki, Flávio José Craveiro Cunto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.