Reflexões sobre um programa de pesquisa científica para a infraestrutura viária do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i5.2174Palavras-chave:
Ciência. Pesquisa. Pavimentos. Infraestrutura.Resumo
Este artigo é motivado pela transição entre métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos no Brasil. Tem por objetivo facilitar um método de revisão do conhecimento útil a futuras atualizações. Apresenta-se uma análise sobre como a Ciência, com suas características que a tornam um paradigma da racionalidade frente a outras formas de compreensão e previsão, pode influenciar uma área estratégica, como a de infraestrutura viária. Um momento de transformações deste segmento no país, que envolve investimentos externos, concessões, privatizações, requer uma comunidade nacional equipada com o melhor conhecimento disponível e aguçada capacidade crítica. A Ciência tende a nos mover para mais perto do que se entende num dado momento como verdade e, na maior parte dos casos, o seu grau de aplicação de hoje tende a exceder métodos predecessores. A reflexão sobre Programas de Pesquisa Científica para infraestrutura viária é apenas um dos elementos para se construir uma área de fronteira no conhecimento acadêmico e na inovação de empresas e do poder público.
Downloads
Referências
Babadopulos, L.F.A.L.; Soares, J.B.; Castelo Branco, V.T.F. (2015) Interpreting fatigue tests in hot mix asphalt (HMA) using con-cepts from viscoelasticity and damage mechanics. Transportes v. 23, n. 2. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.898.
Bastos, J.B.S.; silva, S.A.T.; Soares, J.B.; Nascimento, L.A.H.; KIM, Y.R. (2016) Triaxial stress sweep test protocol considerations for permanent deformation characterization of asphalt mixtures. RMPD, v. 19, n. 2. DOI: https://doi.org/10.1080/14680629.2016.1261729.
Chalmers, A.F. (2000) O que é Ciência afinal? Editora Brasiliense. ISBN: 8511120610.
Feyerabend, P. (1977) Contra o método. Editora Francisco Alves, RJ.
Flexner, A. (1939) The usefulness of useless knowledges. Princeton University Press. ISBN: 9780691174761.
Fritzen, M.A. (2016) Desenvolvimento e validação de função de transferência para previsão de dano por fadiga em pavimen-tos asfálticos. Tese de Doutorado. Programa de Engenharia Civil/COPPE/UFRJ.
SETRA/LCPC (1978) Guide technique. French Design Manual for Pavement Structures. LCPC et SETRA, Paris.
Lakatos, I. (1979) O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I. e MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix.
Khun, T.S. (1962) The structure of scientific revolutions. The University of Chicago Press.
Motta, L.M.G. (1991) Método de Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis; Critério de Confiabilidade e Ensaios de Cargas Repetidas. Tese de Doutorado, UFRJ.
Motta, L.M.G.; Leite, L.F.M.; Franco, F.A.C.P.; Silva, C.F.S.C.; Medina, J. (2018) Execução de estudos e pesquisa para elaboração de método mecanístico - empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos. Convênio UFRJ/DNIT.
Nascimento, L.A.H. (2015) Implementation and Validation of the Viscoelastic Continuum Damage Theory for Asphalt Mixture and Pavement Analysis in Brazil. PhD Dissertation, North Carolina State University. USA.
Popper (1963) Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge.
Santiago, L.S.; Babadopulos, L.F.A.L.; Soares, J.B. (2019) Desenvolvimento de Função de Transferência para Previsão de Área Trincada em Pavimentos Asfálticos por Meio da Simulação do Dano por Fadiga Utilizando Modelo S-VECD e Análises Elásticas. Aceito para publicação. Transportes.
Soares, J.B.; Moreno, A.M.; Motta, L.M.G. (2009) Aspectos gerais de métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos de vários países e a relação com um novo método brasileiro. Revista Pavimentação, XVII.
Souza, M.L. (1981) Método de projeto de pavimentos flexíveis. 3ª ed. Rev. e Atual. RJ, IPR (Publ. 667).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.