Avaliação da adequação geométrica da malha cicloviária de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2196Palavras-chave:
Bikeway, Cycling infrastructure, Bikeway geometryResumo
Para o incentivo e aumento do uso da bicicleta nas cidades, é necessária a oferta de vias cicláveis com geometria adequada. Este trabalho teve como objetivo contribuir para a avaliação da adequação geométrica das ciclovias e ciclofaixas de São Paulo. Para tanto, foi delimitada uma área piloto subdividida em segmentos da rede cicloviária para que três aspectos pudessem ser avaliados: larguras, declividades e velocidades. Foram coletadas as larguras médias e calculadas as declividades de cada segmento e observadas as velocidades máximas permitidas dos automóveis das vias adjacentes para comparação com intervalos de referência. Estes valores foram integrados no Indicador de Adequação Geométrica de Vias Cicláveis (IAGVC) que mostrou que nenhum segmento da área piloto é plenamente inadequado, porém apenas 28,95% foram classificados como plenamente adequados.
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