Análise de problemas dinâmicos de coleta e entrega e dial-a-ride: métodos de dinamização e instâncias de benchmark

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2412

Palavras-chave:

Dinamização. Instâncias de benchmark. DDARP. DPDPTW.

Resumo

As instâncias de benchmark disponíveis para as versões dinâmicas do problema de coleta e entrega com janelas de tempo (PDPTW - Pickup and Delivery Problem with Time Windows) e do problema dial-a-ride (DARP - Dial-A-Ride Problem) não compartilham as mesmas características e não necessariamente cobrem todas as características de situações reais. Analisa-se conjuntos de instâncias de PDPTW e DARP dinâmicos (DPDPTW e DDARP) atualmente disponíveis para uso e os métodos usados para gerá-los a partir de instâncias estáticas. Cada método de dinamização é aplicado a cada instância estática originalmente usada por eles. As instâncias dinâmicas resultantes são analisadas com as medidas de grau de dinamismo e urgência, bem como pelo número de pedidos estáticos e a correlação entre os limites inferiores das janelas de tempo de coleta e os instantes de chegada dos pedidos. Os resultados mostram que os conjuntos estudados apresentam baixa variabilidade de grau de dinamismo e urgência independentemente do método ou da instância estática usados para a dinamização.

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Biografia do Autor

Renan Artur Lopes Eccel, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas

Rodrigo Castelan Carlson, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas

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Publicado

16-11-2020 — Atualizado em 27-04-2021

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Como Citar

Eccel, R. A. L., & Carlson, R. C. (2021). Análise de problemas dinâmicos de coleta e entrega e dial-a-ride: métodos de dinamização e instâncias de benchmark. TRANSPORTES, 28(4), 103–116. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i4.2412 (Original work published 16º de novembro de 2020)

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Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica