Redefinição automática da rede de transporte coletivo para alocação de fluxo de equilíbrio
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v6i2.251Resumo
Muitas formulações para resolver problemas de alocação de fluxos para o transporte coletivo utilizam redes lógicas redefinidas a partir de uma rede inicial para este modo de transporte. A rede de transporte coletivo é redefinida criando-se nós e arcos adicionais a representação da rede viária, para permitir a aplicação de algoritmos que modelam o comportamento dos passageiros na hora da escolha da rota e para poder representar os diferentes componentes do tempo total de viagem como os tempos de caminhada, tempos de espera, tempos de transbordo e tempos de descida nos pontos de parada. Este trabalho visa demonstrar que este processo de redefinição da rede pode ser executado de uma forma automática a partir de certas informações do modelo de rede original e dos itinerários das linhas de ônibus.
ABSTRACT
Most approaches of transit network problems use a redefined network that consider behavioral assumptions and different components of total travel time. The purpose of this article is to demonstrate that it is possible to automate the representation of a logic transit network, including walking arcs, waiting arcs, transfer arcs and aligthing arcs, starting from some representation of the street network and from transit lines information as itineraries, frequency and speed.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.