Método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em zonas de obras de rodovias de pista simples

Autores

  • Rafael Quintão de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil
  • José Elievam Bessa Júnior Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2685

Palavras-chave:

Medidas de desempenho, Rodovias de pista simples, Simulação de tráfego, Zonas de obras

Resumo

O presente estudo propõe um método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em zonas de obras de rodovias de pista simples. Para tanto, desenvolveu-se uma formulação matemática determinística, baseada em Teoria de Filas e nas semelhanças com a dissipação de veículos que ocorre em semáforos, o que permite estimar algumas medidas de desempenho como atraso e tamanho de pelotão. Foram desenvolvidas também equações para determinar a capacidade e o comprimento máximo de zona de obras, a partir de valores aceitáveis de medidas de desempenho. Para validação do método, utilizou-se um conjunto de dados de tráfego coletados em trechos de uma rodovia durante a execução de obras para calibrar e validar o simulador de tráfego Aimsun Next. Com o simulador calibrado, foi gerado um conjunto de dados sintéticos, a partir da simulação de diversos cenários hipotéticos, que serviram tanto para obter algumas variáveis do problema quanto para validar o método proposto. Por fim, foram comparadas medidas de desempenho – obtidas do modelo matemático proposto e em campo – tais como ciclo, tamanho de pelotão e atraso, as quais apresentaram resultados bastante aderentes.

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Biografia do Autor

José Elievam Bessa Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre (2009) e Doutor (2015) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Foi Professor Efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Departamento de Engenharia de Transportes, entre os anos de 2014 e 2018. Atualmente, é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lotado no Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia (DETG). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Simulação de Tráfego, Capacidade viária e nível de serviço, Controle de tráfego urbano, Operação de transportes e Planejamento dos transportes.

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Publicado

09-08-2022

Como Citar

Quintão de Andrade, R. ., & Bessa Júnior, J. E. . (2022). Método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em zonas de obras de rodovias de pista simples. TRANSPORTES, 30(2), 2685. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2685

Edição

Seção

Artigos