ESCOLHA DE SUB-AREA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE SEMAFÓRICO CENTRALIZADO POR COMPUTADOR: UMA METODOLOGIA DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v5i1.269Resumo
Este artigo reporta uma metodologia de baixo custo para definição de sub-áreas de sistemas de controle de semáforos centralizados por computador (sistemas CTA).A utilização da técnica DELPHI de geração de consenso com um grupo de especialistas em Transportes e Uso do Solo, atuando cotidianamente na área de estudo, em conjunto com ações simplificadoras do cálculo dos benefícios advindos do controle centralizado de semáforos, bem como a utilização tanto de conceitos de vinculação de interseções interdependentes operacionalmente quanto de dados secundários da área de estudo, servem de base à definição das interseções que deverão compor o sistema CTA naquela área.O artigo ilustra uma aplicação da metodologia reportada para a definição das interseções que irão compor a primeira etapa do sistema CTA ora em projeto na cidade de Fortaleza, Ceará.
Abstract:
This paper reports a simplified methodology built with the aim of choosing intersections which must form an Area Traffic Control (ATC) system. The intersections which make up the ATC system are determined using a DELPHI technique - with a group of traffic engineering and land-use experts working daily in the study area as well as simplifying the process of working out tile benefits of synchronization for the intersections which comprise that area. Also, concepts of intersections linkage, in terms of operational interdependence, are used conjointly with secondary data gathered in the study area to find the intersections most appropriated for the ATC system under consideration. Finally, an application of the methodology for the case of Fortaleza, a two-million inhabitants city in North-eastern Brazil, is illustrated in the paper.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.