Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas

Autores

  • Antonio Martins Lima Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Nicolau D. Fares Gualda Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27

Resumo

O planejamento operacional de um sistema de transporte de cargas de longa distância implica resolver um problema de otimização de rede dinâmica capacitada, visando a efetuar de forma eficaz e eficiente os movimentos das cargas, utilizando os recursos de transporte disponíveis. O presente trabalho aborda a utilização de programação dinâmica aproximada e adaptativa para solução desse tipo de problema. A metodologia de solução proposta substitui o processo de otimização global da rede por um modelo de Programação Dinâmica aplicado a cada estágio do problema; o método baseia-se em uma heurística para estimar o valor que a solução de cada estágio transfere para os estágios subseqüentes. A técnica utilizada reduz sensivelmente a quantidade de variáveis envolvidas, o que viabiliza a construção de modelos matemáticos mais realistas em um horizonte de planejamento mais amplo. São apresentados resultados de uma aplicação bem sucedida do modelo com utilização do Jensen Network Solver.

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Publicado

15-09-2008

Como Citar

Martins Lima Silva, A., & D. Fares Gualda, N. (2008). Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas. TRANSPORTES, 16(2). https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27

Edição

Seção

Artigos