Programação dinâmica aplicada à alocação de recursos no transporte de cargas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v16i2.27Resumo
O planejamento operacional de um sistema de transporte de cargas de longa distância implica resolver um problema de otimização de rede dinâmica capacitada, visando a efetuar de forma eficaz e eficiente os movimentos das cargas, utilizando os recursos de transporte disponíveis. O presente trabalho aborda a utilização de programação dinâmica aproximada e adaptativa para solução desse tipo de problema. A metodologia de solução proposta substitui o processo de otimização global da rede por um modelo de Programação Dinâmica aplicado a cada estágio do problema; o método baseia-se em uma heurística para estimar o valor que a solução de cada estágio transfere para os estágios subseqüentes. A técnica utilizada reduz sensivelmente a quantidade de variáveis envolvidas, o que viabiliza a construção de modelos matemáticos mais realistas em um horizonte de planejamento mais amplo. São apresentados resultados de uma aplicação bem sucedida do modelo com utilização do Jensen Network Solver.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.