Estabelecimento de metas de redução de mortes no trânsito nos municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2704Palavras-chave:
Sinistros de trânsito, Segurança viária, BenchmarkingResumo
O estabelecimento de metas de redução de mortes no trânsito constitui-se de uma etapa fundamental do processo de gestão da segurança viária. O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) estabelece metas de redução de mortes e lesões no trânsito, fixando reduções de 50% nos índices de mortes por 100 mil habitantes e mortes por 10 mil veículos, em um prazo de 10 anos. Porém não é abordado no documento como as metas estaduais e a meta nacional devem ser incorporadas pelos gestores dos municípios brasileiros de forma individualizada. Este trabalho tem como objetivo sugerir metas de redução de mortes no trânsito nos municípios brasileiros. A metodologia incluiu o emprego da Análise de Componentes Principais e a clusterização por k-means para o agrupamento de municípios segundo três categorias de indicadores referentes ao triênio 2017-2019: indicadores de resultado final, indicadores de resultado intermediário e indicadores socioeconômicos. Esse processo resultou na formação de 77 agrupamentos de municípios, baseados em 12 variáveis, para os quais a meta individual foi estabelecida por meio da aplicação do ciclo de benchmarking. Como resultado, foram obtidas metas de redução de mortes no trânsito para cada município brasileiro, as quais, se acumuladas, resultaram em uma meta de redução nacional de 56%, valor similar ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde no horizonte até 2030.
Downloads
Referências
Abdi, H. e Williams, L. J. (2010) Principal component analysis. Wiley Interdisciplinary Reviews: Computational Statistics, 2(4), p. 433–459. DOI: 10.1002/wics.101.
Al-Haji, G. (2007) Road Safety Development Index (RSDI) - Theory, Philosophy and Practice. Tese (doutorado). Linköping Univer-sity. Linköping.
Allsop, R. E.; Sze, N. N. e Wong, S. C. (2011) An update on the association between setting quantified road safety targets and road fatality reduction. Accident Analysis & Prevention, v. 43(3), p. 1279–1283. DOI: 10.1016/j.aap.2011.01.010.
Anwaar, A. et al. (2012) Factors affecting highway safety, health care services, and motorization - an exploratory empirical analy-sis using aggregate Data. Journal of Transportation Safety & Security, v. 4, p. 94–115. DOI: 10.1080/19439962.2011.619372.
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2020) AtlasBR - Consultas. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/consulta> (acesso em: 03/01/2021).
Bastos, J. T. (2014) Análise Estratégica da Segurança Viária no Brasil: Pesquisa de índices e indicadores. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo / Hasselt University. São Paulo.
Bastos, J. T. et al. (2015) Traffic fatality indicators in Brazil: State diagnosis based on data envelopment analysis research. Accident Analysis & Prevention, v. 81, p. 61–73. DOI: 10.1016/j.aap.2015.01.024.
Bastos, J. T.; Suguinoshita, M.C.; et al. (2016) Estimativa de Metas de Redução do Número de Mortes no Trânsito no Brasil. Em Anais do XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Rio de Janeiro: ANPET.
Bastos, J. T.; Orellana, J. P.; et al. (2016) Mortalidad de ocupantes de motocicleta en Brasil: diagnóstico y establecimiento de metas de reducción. Em V Congreso Iberoamericano de Seguridad Vial.
Bliss, T. e Breen, J. (2012) Meeting the management challenges of the Decade of Action for Road Safety. IATSS Research, v. 35(2), p. 48–55. DOI: 10.1016/j.iatssr.2011.12.001.
Brasil (2012) Lei no 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm>.
Brasil (2018) Lei no 13.614, de 11 de janeiro de 2018 - Cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Brasília: Presidência da República.
Chen, F. et al. (2016) Benchmarking road safety performance: Identifying a meaningful reference (best-in-class). Accident Analysis & Prevention, v. 86, p. 76–89. DOI: 10.1016/j.aap.2015.10.018.
DENATRAN (2000) Municipalização do trânsito - roteiro para aplicação. Departamento Nacional de Trânsito - Ministério da Infraestrutura. Disponível em: <http://www.destran.com.br/links/transito/legislacao_manual.pdf>.
DENATRAN (2020) Estatísticas - Frota de veículos. Departamento Nacional de Trânsito - Ministério da Infraestrutura. Disponível em: <https://www.infraestrutura.gov.br/component/content/article/115-portal-denatran/8552-estatísticas-frota-de-veículos-denatran.html>.
Elvik, R. (2001) Quantified road safety targets: An assessment of evaluation methodology. Oslo: Institute of Transport Economics - Norwegian Centre for Transport Research. Disponível em: <https://www.toi.no/publications/quantified-road-safety-targets-an-assessment-of-evaluation-methodology-article18040-29.html>.
European Commission (2019) COMMISSION STAFF WORKING DOCUMENT - EU Road Safety Framework 2021 - 2030 - Next steps towards ‘Vision Zero’. DOI: 10.2832/391271
European Road Safety Observatory (2018) Quantitative Road Safety Targets 2018. European Commission.
Gaygisiz, E. (2009) Economic and cultural correlates of road-traffic accident fatality rates in OECD countries. Perceptual and Motor Skills, v. 109, p. 531–545. DOI: 10.2466/PMS.109.2.531-545.
Gitelman, V.; Auerbach, K. e Doveh, E. (2013) Development of road safety performance indicators for trauma management in Europe. Accident Analysis & Prevention, v. 60, p. 412–423. DOI: 10.1016/j.aap.2012.08.006.
Hermans, E. et al. (2009) Benchmarking road safety: Lessons to learn from a data envelopment analysis. Accident Analysis & Prevention, v. 41(1), p. 174–182. DOI:10.1016/j.aap.2008.10.010.
IBGE (2020) Produto Interno Bruto dos municípios. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/>.
James, G. et al. (2021) An Introduction to Statistical Learning with Applications in R. Second edition. New York: Springer. DOI:10.1007/978-1-4614-7138-7
MacQueen, J. (1967) Some methods for classification and analysis of multivariate observations. Em Proceedings of the Fifth Berke-ley Symposium on Mathematical Statistics and Probability, Volume 1: Statistics. Berkeley, Calif.: University of California Press, p. 281– 297. Disponível em: <https://projecteuclid.org/euclid.bsmsp/1200512992>.
Ministério da Infraestrutura. (2021). RESOLUÇÃO CONTRAN No 870, DE 13 DE SETEMBRO DE 2021. Dispõe sobre o Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), instituído pela Lei no 13.614, de 11 de janeiro de 2018. CONTRAN. Disponível em: <https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao8702021.pdf>
Ministério da Saúde (2020a) Óbitos Por Causas Externas. Departamento de Informática do SUS - DATASUS. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/>.
Ministério da Saúde (2020b) População residente em 2019 - Estimativas para o TCU. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/>.
Ministério da Saúde (2021) Rede Assistencial, Departamento de Informática do SUS - DATASUS. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0204>.
Nikolaou, P. e Dimitriou, L. (2018) Evaluation of road safety policies performance across Europe: Results from benchmark analy-sis for a decade. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 116, p. 232–246. DOI:10.1016/j.tra.2018.06.026.
PIARC (2021) Road Safety Manual. World Road Association.
Shen, Y. et al. (2012) Road safety risk evaluation and target setting using data envelopment analysis and its extensions. Accident Analysis & Prevention, v. 48, p. 430–441. DOI: 10.1016/j.aap.2012.02.020.
Shen, Y. et al. (2015) Inter-national benchmarking of road safety: State of the art. Transportation Research Part C: Emerging Technologies, v. 50. DOI: 10.1016/j.trc.2014.07.006.
Sun, L. et al. (2019) Road traffic safety: an analysis of the cross-effects of economic, road and population factors. Chinese Journal of Traumatology, v. 22, p. 290–295. DOI: 10.1016/j.cjtee.2019.07.004.
Wegman, F. et al. (2008) SUNflowerNext: Towards a composite road safety performance index. Leidschendam: SWOV (Cdv). Disponível em: .
Wegman, F. (2016) Road safety data collection, analysis, indicators and targets. Em Halving the Number of Road Deaths in Korea. Korea: OECD, p. 83–102.
Wegman, F. e Oppe, S. (2010) Benchmarking road safety performances of countries. Safety Science, v. 48(9), p. 1203–1211. DOI: 10.1016/j.ssci.2010.02.003.
WHO (2011) Global Plan for the Decade of Action for Road Safety 2011-2020.
WHO (2020) Stockholm Declaration - Third Global Ministerial Conference on Global Safety: Achieving Global Goals 2030. Stock-holm.
WHO (2021) Global Plan - Decade of Action for Road Safety 2021-2030. Disponível em: <https://cdn.who.int/media/docs/default-source/documents/health-topics/road-traffic-injuries/global-plan-for-road-safety.pdf?sfvrsn=65cf34c8{_}33{&}download=true>.
Wong, S. C. et al. (2006) Association between setting quantified road safety targets and road fatality reduction. Accident Analysis & Prevention, v. 38(5), p. 997–1005. DOI: 10.1016/j.aap.2006.04.003.
Yu, Q. et al. (2015) A Forecasting Model for Setting Road Safety Targets Based on Time Series Analysis. Em CICTP 2015. 15th COTA International Conference of Transportation Professionals, Beijing, China: American Society of Civil Engineers, p. 2985–2992. DOI:10.1061/9780784479292.275.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Augusto Borges dos Santos, André Victor Igarashi, Francisco Vieira Garonce, Paulo Roberto Guimarães Júnior, Jorge Tiago Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.