Utilização da tomografia ultrassônica para avaliação dos aspectos críticos de barras em juntas de pavimentos de concreto
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2776Palavras-chave:
Tomografia ultrassônica, Pavimentos de concreto, Desalinhamento de barrasResumo
Os parâmetros (de projeto) críticos a serem controlados na construção de pavimentos de concreto simples, além da resistência do concreto, são as espessuras das placas e o posicionamento das barras de transferência de cargas em juntas, pois afetam sobremaneira o desempenho estrutural podendo, por falhas, ocasionar rupturas precoces. A determinação da conformidade construtiva desses parâmetros é contemporaneamente realizada por meio de métodos não destrutivos (NDT), como a tomografia de ondas de baixa frequência. Analisa-se neste artigo a adequação do alinhamento das barras de transferência de cargas em juntas e como variações na espessura do concreto o afetam. O pavimento selecionado para os testes foi o pátio de hangar aeroportuário pouco após sua construção. Vinte e cinco placas de concreto foram avaliadas quanto às variáveis mencionadas, tendo sido possível observar desuniformidades de espessuras bem como desalinhamentos verticais e horizontais de barras de aço em juntas, permitindo tal NDT acurácia razoável na determinação dos ângulos de desvio de barras em juntas de contração.
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