URBAN TRAVEL DEMAND MODELING: FROM INDIVIDUAL CHOICES TO GENERAL EQUILIBRIUM
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v5i2.282Resumo
Aos que acompanham os trabalhos de Norbert Oppenheim (Professor da CUNY-City University of New York) ao longo dos anos, este livro pode ser considerado um resultado esperado e bem-vindo. As pesquisas de Oppenhein nunca limitaram-se aos enfoques dominantes na teoria e na pratica da Engenharia de Transportes, em particular nos aspectos relacionados com os Modelos de Planejamento de Transportes, e sempre manifestaram uma forte vinculação as tradições da Engenharia e Economia, simultaneamente. Por este motivo, era de esperar-se que um livro vindo desta veia trouxesse novidades, e este e o caso, apesar do tom didático e introdutório assumido pelo livro em boa parte do texto (finalidade ao qual ele também pode servir se o leitor estiver disposto a abandonar algumas técnicas antigas, de certa forma ultrapassadas, e adotar a abordagem geral proposta pelo Autor).
Especificamente no que se refere ao enfoque tradicional, embora revele um resultado superior ao que os trabalhos de pesquisas do autor permitiam antever, o livro de Oppenheim não chega a ser um exemplo de profundidade e atualização. Entretanto, é um livro valioso por incorporar temas importantes que estiveram ausentes de outras publicações até então (salvo raras exceções). É também um esforço interessante de unificação de apresentação de temas tradicionais diversos em Planejamento de Transportes (tratados sistematicamente ao longo dos seus capítulos) e de integração das técnicas da prática em Engenharia de Transportes com a Teoria Econômica tradicional (talvez o resultado mais desejado, como faz pensar a escolha de seu subtítulo, mas também o fruto menos amadurecido, entre os que o Autor colheu e ofereceu).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.