Análise dos métodos de avaliação geométrica de via permanente para monitoramento de via férrea no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2824Palavras-chave:
Ferrovia, Inspeção, Geometria, Índice de qualidade da viaResumo
As ferrovias desempenham um papel importante na logística global, sendo utilizadas como um dos meios básicos e eficientes de transporte de mercadorias nas principais economias mundiais (ANTF, 2022b). A vias precisam ser monitoradas para garantir a segurança nas operações e economia na manutenção. Atualmente as inspeções são realizadas de maneira automática, conduzidas geralmente por carro-controle, que mensuram os parâmetros geométricos, a partir dos quais utiliza-se um índice para representála numericamente. Diversos índices de qualidade foram propostos em diferentes agências regulamentadoras, como European Railway Agency e Federal Railway Administration (FRA). Para as ferrovias brasileiras, não existe método normatizado de índice de qualidade da via próprio. Deste modo, o trabalho buscou entender e aplicar os métodos de avaliação geométrica da via permanente a partir de dados levantados em duas ferrovias brasileiras utilizando o equipamento de inspeção carro-controle, em vista da necessidade de entender os índices aplicados em ferrovias de outros países. Foram avaliados Track Quality Index (TQI) FRA, Standard Deviation (SD), índice TQI China, Coeficiente J e Combined Standard Deviation (CoSD). Além de verificar e discutir as metodologias aplicadas pelas ferrovias, será proposta uma metodologia existente única a ser aplicada em ferrovias no Brasil mediante a realização de um estudo de caso. A utilização de índice adequado pode favorecer a definição de um planejamento efetivo pela gerência de manutenção ferroviária, viabilizando um melhor controle da vida útil dos ativos, e por conseguinte, otimização no emprego de recursos. Portanto, foram avaliados para duas ferrovias, um trecho amostral, com suas respectivas classificações e os níveis de qualidade conforme os diferentes métodos disponíveis na literatura, a fim de aferir qual metodologia representou melhor a condição real da linha férrea destas ferrovias. Com isto foi possível obter um melhor entendimento do comportamento dos parâmetros que envolvem as ferrovias, além da compreensão, comparação e aplicabilidade dos diferentes métodos utilizando um mesmo conjunto de informações proveniente das inspeções realizadas pelo carro-controle. O trabalho sugere o emprego do método CoSD considerando os quatro parâmetros de geometria de via descritos em normativa técnica (NBR 16387, 2020) até a elaboração de um método adequado.
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