Modelagem da duração de acidentes de trânsito em vias urbanas com alta variabilidade de tráfego usando modelos de sobrevivência: estudo de caso das vias arteriais de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2837Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, congestionamento não-recorrente, análise de sobrevivênciaResumo
Congestionamentos inesperados são um problema frequente na vida de habitantes de grandes centros urbanos que precisam se deslocar para realizar suas atividades. Esse tipo de congestionamento causa atrasos imprevistos aos motoristas e tem os acidentes de trânsito e a sua duração como principal fator para sua formação. Visando contribuir com essa problemática, este estudo teve como objetivo analisar a duração de acidentes de trânsito ocorridos em vias arteriais de Fortaleza, Brasil, e a sua relação com seus fatores causais. Uma vez que não existem dados disponíveis com a duração desses acidentes, foram utilizados dados de tráfego, obtidos de equipamentos de fiscalização eletrônica, para extrair essa informação de forma indireta. Para isso, foram gerados perfis da velocidade e proporção do fluxo veicular por faixa no dia do acidente e em dias típicos para diferenciar o impacto causado no tráfego por um acidente de trânsito de suas variações normais. Ao final, foi obtida uma amostra de 316 acidentes com uma duração média de 71 minutos e um desvio padrão de 43 minutos. Em seguida, foram levantadas hipóteses sobre potenciais fatores causais da variabilidade observada na duração dos acidentes, as quais foram testadas usando modelos de sobrevivência. O modelo calibrado mostrou que a severidade do acidente, as condições de tráfego no local do acidente, a quantidade e programação dos agentes de trânsito e o número de veículos envolvidos no acidente possuem uma influência significativa na duração dos acidentes.
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