APLICAÇÃO DO METODO DE ANÁLISE HIERARQUICA (MAH) NA ANALISE E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v4i1.291Resumo
O estudo de impacto ambiental envolve uma grande quantidade de critérios e parâmetros, sendo necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar. A complexidade dos impactos decorrentes dos sistemas de transporte urbanos que possuem características e magnitudes muito diferentes, somada a não obrigatoriedade do estudo, fizeram com que poucos estudos fossem efetuados e tornou evidente a necessidade de metodologias de avaliação dos mesmos. Este estudo aborda a utilização do Método de Analise Hierárquica, um procedimento multicriterial na analise e avaliação dos impactos ambientais dos sistemas de transportes urbanos.
ABSTRACT
The study of environmental impacts involves a large amount of criteria and parameters being necessary to work with a multisciplinary team. The impacts due to urban transportation are very complex having different characteristics and magnitude, besides that, in Brazil, these studies are not obliged by law. These facts leads to few studies of the environmental impacts and evidences the necessity of developing methodologies which makes possible the impact's evaluation. This study refers to the utilization of the Analytical Hierarchy Process, a multicriteria procedure in the evaluation and analysis of environmental impacts in urban transportation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.