Solução de um problema de roteirização com janelas de tempo através de um algoritmo de múltiplas colônias de formigas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i2.30Resumo
Sistemas de colônias de formigas (Ant Colony Systems - ACS) são modelos matemáticos baseados no comportamento de formigas quando imersas em colônias de indivíduos semelhantes. Formigas são indivíduos simples, porém capazes de interagir entre si, obtendo muitos benefícios desta prática. Estes modelos são muito úteis na resolução de grandes problemas de otimização combinatória, geralmente muito complexos para serem resolvidos por métodos exatos de otimização e representam um incipiente e importante campo de estudos da pesquisa operacional. Neste trabalho serão descritos alguns algoritmos de colônias de formigas, utilizados em problemas de otimização combinatória/discreta. Particularmente, o foco do trabalho será na aplicação destes algoritmos no problema de roteirização de veículos com janelas de tempo. Uma implementação do algoritmo no ambiente Matlab foi realizada e testada em problemas padrão usados como benchmarking na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.