UM MÉTODO PARA AGRUPAMENTO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO DE TERMINAIS DE PASSAGEIROS
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v3i1.307Resumo
Este trabalho utiliza analise de variância (ANOVA) para determinar a melhor forma de agregar dados de passageiros de transporte aéreo para posterior utilização num modelo de simulação de terminais. Os dados analisados são: distribuições de chegadas de passageiros e acompanhantes, as relações acompanhante/passageiro na chegada e na partida e a relação bagagem/passageiro. O propósito desta agregação é permitir o uso do menor numero possível de tipos de vôos, ao mesmo tempo em que se preserva as diferenças entre os vários tipos de vôos que possam contribuir para a precisão dos resultados da simulação. O método proposto e demonstrado através da analise de dados de passageiros embarcados e desembarcados no Aeroporto Internacional Lester B. Pearson (Toronto, Canadá). Os resultados obtidos mostram que os vinte grupos usados pela administração do aeroporto para estratificar os dados de passageiros podem ser agrupados em cinco classes: vôos domésticos de curta distancia, vôos domésticos de longa distancia, transborder, internacional e charter.
ABSTRACT
The paper discusses the use of analysis of variance (ANOVA) as a way of clustering data on air passengers for a passenger terminal simulation model. The purpose of the data aggregation presented here is to prepare data on passenger and well-wisher arrival distributions, well-wisher/passenger, greeter/passenger and bag/passenger ratios to feed a simulation model, preserving the differences among flights which may contribute to the accuracy of the simulation results while allowing the use of the smallest number of flight types. The use of the proposed technique is demonstrated in a case study where passenger and visitor arrival distributions observed at Lester B. Pearson International Airport (Toronto, Canada) are subjected to of a set of ANOVA experiments. The results shown that it is possible to isolate significant differences that justify the aggregation of 20 flight sectors into five: domestic short haul, domestic long haul, transborder, international and charter.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.