Impactos decorrentes da implantação de pólos geradores de viagens na estrutura espacial das cidades
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.381Resumo
Resumo:Em meio às alterações que ocorrem nas cidades, com ênfase no uso e ocupação do solo e nos deslocamentos, este trabalho tem por objetivo avaliar os possíveis impactos decorrentes da implantação de Polos Geradores de Viagens (PGVs) na estrutura espacial das cidades, conformada pelo conjunto de centros e subcentros urbanos. Como conclusão, a partir do método desenvolvido, corroborase a relação entre os PGVs e os impactos decorrentes destes na estrutura espacial da cidade objeto do estudo. Assim como, identificamse as atividades que mais contribuem para tal relação.
Abstract: Among the changes that take place in the cities, especially those related to trips and to land use and occupation, this paper aims at assessing the possible impacts caused by the implantation of trip generating developments in their spatial structure, shaped by urban centres and subcentres. In conclusion, from the method developed in the work, the relationship is confirmed between trip generating developments and their impacts on the spatial structure of the city studied, as well as the activities that most contribute to that relationship are identified.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.