Determinação dos padrões de viagens e taxas de geração de viagens de automóveis e caminhões para indústrias:o caso de Tubarão/SC
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.384Resumo
Resumo: Assim como outros Pólos Geradores de Viagens (PGVs), as indústrias provocam mudanças no tráfego de seu entorno, devido às viagens realizadas por funcionários e caminhoneiros. Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada entre os meses de março e junho de 2008, em três indústrias na cidade de Tubarão - SC, que consistiu em entrevistas com a administração destas indústrias e a aplicação de questionários a uma amostra estratificada de funcionários e caminhoneiros. Também foram realizadas contagens volumétricas de tráfego nos principais acessos. Da análise dos resultados, obteve-se a movimentação da entrada e saída de veículos em geral e a percentagem de pico horário correspondente. Mediante o somatório de fluxos, foi possível elaborar as taxas de geração de viagens em função da área total construída e do número de funcionários. Realizou-se a comparação das taxas e volumes de viagens propostas na pesquisa com os modelos existentes referentes ao tipo de PGV estudado.
Abstract: Just like other Trip Generating sites, industries bring about changes in the traffic in their surroundings due to the trips made by employees and truck drivers. This paper describes a research survey conducted from March to June 2008 in three industries in the city of Tubarão - Santa Catarina. It consisted of interviews with top management staff and the administration of questionnaires to a stratified sample of industry employees and truck drivers. Traffic volume counts were conducted in the main access ways and the analysis of the results provided a portrait of the movement of vehicles entering and departing in general and the peak hour percentages of traffic volumes. The sum of flows was used to calculate trip generation rates as a function of gross floor areas and numbers of employees. A comparison was made of the rates and trip volumes obtained with those proposed by existing models for the type of PGV studied.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.