Nova abordagem para o estudo das viagens geradas nas instituições de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i1.385Resumo
Resumo: A previsão do número de viagens geradas pelos polos geradores de viagens (PGVs) é indispensável para estudos de avaliação do impacto da implantação destes empreendimentos. No caso das instituições de ensino (IE), as características especiais das viagens e de atendimento dos alunos dos diferentes níveis, recomendam a realização dos estudos de avaliação de impacto que possam reconhecer o efeito da adoção de políticas de transporte sustentáveis. Com base na revisão de estudos de geração de viagens para IE descritos na literatura, este trabalho apresenta uma nova abordagem para o estudo das viagens geradas nas IE, que inclui proposta para classificação das viagens geradas pelas IEs e para procedimentos voltados à determinação das taxas e modelos e à realização de estudos de impacto das IEs. A proposta formulada permite que os estudos de impacto considerem cenários alternativos referentes à adoção de medidas de gerenciamento da demanda.
Abstract: The estimation of the number of trips that may be generated by a specific land use is essential to study and evaluate the impact of new generators. In the case of Educational Institutions (EI), the special characteristics of travel pattern for students of different levels supports the needs to develop studies that can recognize the effects of adopting sustainable transport policies. Based on specific literature review, this paper presents a new approach to study the trips generated by an EI. It includes a proposal for classification of generated trips to estimate rates and models, and also a procedure to consider the impact derived from the implementation of demand management measures.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.