Estudo comparativo da análise hierárquica com multiobjetivo para seleção de projetos públicos de investimento em infra-estrutura de transporte
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i2.423Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um estudo comparativo do Método de Análise Hierárquica, aplicado ao estado do Amazonas, associando com Método de Programação Matemática Multiobjetivo o qual foi aplicado para o caso de Bogotá. Na pesquisa bibliográfica, realizou-se levantamento e análise de métodos que foram aplicados em problemas de investimentos públicos. Souza (1994), mostrou que erros de planejamentos resultaram em fracassos nos esperados benefícios esperados para a rodovia Transamazônica. Este registro exemplifica que equivocados planejamentos em investimentos públicos, associado com o não envolvimento dos atores locais, resultam em prejuízos para a sociedade.
Abstract: This paper show Hierarchical Analysis Method applied in the state of Amazonas, mixed with programming Mathematical Multiobjective Method, that was modeled to case of Bogota. The study developed analysed some public investments, considering indicated methods. Souza (1994), by way of example, in this question, showed mentioned mistake of project road in Amazon, called Transamazonica, who linked only two brazilian regions without benefic effects. This example proved that wrong planning in public investments, associeted with not participating of stakeholders, happening in not benefics to society.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.