Avaliação da influência do tipo de cobrança e da composição do tráfego sobre o desempenho operacional de praças de pedágio
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i3.448Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da composição do tráfego e das condições de cobrança na capacidade de praças de pedágio. As variações das condições de cobrança de pedágio avaliadas neste estudo incluem reduções nos tempos de atendimento nas cabines manuais, bem como os impactos decorrentes da adoção, e crescente adesão, dos usuários à cobrança eletrônica de pedágio. As informações sobre tempos de atendimento utilizados no estudo correspondem a dados reais coletados em praças de pedágio do estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir da simulação de uma praça de pedágio através do software de microssimulação VISSIM. Os resultados evidenciaram e quantificaram o aumento de capacidade das praças associado ao treinamento de arrecadadores e à adoção de tarifas que facilitam o troco. Neste estudo melhorias associadas a estas medidas corresponderam a um aumento de até 19% na capacidade da praça. Melhorias bem mais significativas de desempenho, entretanto, podem ser atingidas com o aumento da adesão dos usuários ao sistema de cobrança eletrônica de pedágio.
Abstract: This study aims to assess the impact of the composition of traffic and charging conditions on the capacity of toll plazas. The toll charging conditions evaluated in this study include the reductions in service times at manual toll booths, the introduction of electronic toll collection and the increase in electronic collection compliance rates. Service times adopted in this study correspond to data collected at toll plazas of the state of Rio Grande do Sul. Analyses presented in this paper are based on toll plaza simulations through the microsimulation software VISSIM. The simulation outcomes evidenced and quantified the capacity increase associated with collectors training and the adoption of fares that simplified the change. In this study, improvements associated with these measures corresponded to an increase of up to 19% of the plaza capacity. More significant improvements in performance, however, can be achieved by increasing the compliance of the electronic toll collection system.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.