Marcos regulatórios e inovação no transporte rodoviário de produtos perigosos: o caso das embalagens vazias de agrotóxicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v18i3.454Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a inovação provocada pelos marcos regulatórios na logística do transporte rodoviário de produtos perigosos, especificamente na logística das embalagens de agrotóxicos. O quadro teórico de referência aborda a Teoria da Inovação, a questão de marcos regulatórios, riscos no transporte rodoviário de produtos perigosos e o necessário uso de rotinas. A metodologia utilizada na confecção do trabalho teve caráter exploratório, baseando-se em revisão bibliográfica e nas práticas operacionais de mercado. Os resultados da pesquisa mostraram que, ao adaptar-se às novas exigências legais do ambiente institucional em que se insere, a cadeia logística reversa de embalagens de agrotóxicos produziu inovações em seu processo, utilizando-se de “recursos produtos não-utilizados”, rotinas e lições aprendidas em sua trajetória tecnológica.
Abstract: The objective of this study is to analyze the innovation caused by the regulatory framework in the logistics of transport of dangerous goods, specifically in the logistics of packing of pesticides. The theoretical frame of reference addresses: a Theory of Innovation, the question of regulatory framework, risks in road transport of dangerous goods and necessary use of routines. The methodology used in making the work was exploratory character, based on literature review and the operational practices of the market. The survey results showed that by adapting to new legal requirements of the institutional environment which includes the reverse supply chain of packaging for pesticides produced innovations in their process, applying unused productive resources (waste), routines and lessons learned in its history technology.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.