Reciclagem e sustentabilidade ambiental: a importância dos processos logísticos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.484Resumo
Resumo: Cresce a consciência que os recursos do planeta são finitos e, caso não se tomem providências para o controle da poluição e do aquecimento global, é possível que em longo prazo a vida na terra se torne inviável. Em função deste fato, surge nos meios acadêmicos um grande interesse em torno da “Logística para Reciclagem”, que pode ser definida como: O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia e dos custos, dos fluxos de matérias-primas, produtos em estoque, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo até um ponto de reprocessamento, com o objetivo de recapturar valor ou realizar a deposição adequada. O modelo proposto neste trabalho tem por objetivo destacar a importância dos processos logísticos para que as atividades de reciclagem de materiais sejam eficientes e ajudem a garantir a sustentabilidade ambiental. Foi feita uma aplicação simulada para a região de Florianópolis e municípios adjacentes.
Palavras-chave: reciclagem; sustentabilidade ambiental; processos logísticos.
Abstract: The conscious that the resources of our planet are finite is growing up, and life on earth might be unviable, if the right providences are not taken. Due to this fact, a big interest about “Recycling Logistics” has arisen. Recycling Logistics, as well as reverse logistics, is traditionally defined as: The process of planning, implementing, and controlling the efficient, cost effective flow of raw materials, in-process inventory, finished goods and related information from the point of consumption to an reprocessing point for the purpose of recapturing value or proper disposal. The model proposed in this paper was applied in the region of Florianópolis and adjacent municipalities and aims to highlight the logistics for the activities of materials recycling and their importance to environmental sustainability.
Keywords: recycling; environmental sustainability; logistics processes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.