Impacto de elementos de projeto no desempenho operacional de sistemas BRT de faixa única sem ultrapassagem

Autores

  • Brenda Medeiros Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul e EMBARQ Brasil
  • Luis Antonio Lindau Universidade Federal do Rio Grande do Sul e EMBARQ Brasil
  • Mara Chagas Diógenes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Alberto de Castilho EMBARQ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.497

Resumo

Neste artigo explora-se o desempenho de um corredor BRT com uma única faixa por sentido e sem ultrapassagem, em termos de capacidade e velocidade operacional, através da realização de um projeto de experimentos que envolveu a simulação de 324 cenários. Nas simulações variaram os níveis de demanda, as taxas de embarque e desembarque, a distância entre estações, o fator de carregamento dos veículos, o número de baias por estação, e o posicionamento do semáforo em relação às estações. A análise qualitativa revela que esse corredor BRT quando operado por ônibus articulado pode atingir uma capacidade de cerca de 15.000 pass/h/sentido ao longo de sua seção crítica e uma velocidade operacional de 23 km/h. Uma análise estatística preliminar permitiu a estimativa de um modelo de regressão que representa o impacto de elementos de projeto na velocidade operacional de um BRT. Os resultados fornecem informações úteis para projetistas de corredores BRT de alto desempenho.

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Pereira, B. M., Lindau, L. A., Diógenes, M. C., & de Castilho, R. A. (2013). Impacto de elementos de projeto no desempenho operacional de sistemas BRT de faixa única sem ultrapassagem. TRANSPORTES, 21(1), 5–13. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i1.497

Edição

Seção

Artigos