Proposta de um modelo matemático para o problema dial-a-ride aplicado ao transporte público de cadeirantes
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i2.501Resumo
O presente artigo propõe um modelo de Programação Linear Inteira Mista para resolver o problema de roteamento denominado de Dial-a-Ride Problem – DARP. O DARP consiste no problema de roteamento de demandas onde os veículos saem da garagem, buscam e entregam os clientes nos locais e horários solicitados, e retornam para a garagem, tendo como objetivo a minimização dos custos de atendimento. Diferente do que é comumente encontrado na literatura, o modelo aqui proposto considera restrições de janela de tempo na origem e no destino e uma frota de veículos heterogênea. Alem disso, o modelo também possibilitou a redução do número de veículos usados. Visando uma aplicação real do modelo proposto, o mesmo foi testado com dados reais fornecidos pelo programa Porta a Porta da Prefeitura de Vitória - ES. O modelo foi executado no software CPLEX e os resultados mostraram que cenários com grande número clientes (20) podem ser resolvidos otimamente com essa formulação.
Palavras-chave: dial-a-ride problem, programação linear inteira mista, transporte público de cadeirantes.
Abstract: This article proposes a mixed integer linear programming model to solve the routing problem called Dial-a-Ride Problem - DARP. The DARP consists of a demands routing problem, where vehicles leave the garage, pickup and deliver customers at requested locations and times, and return to the garage, aiming to minimize the cost of the services. Differently from literature, the model proposed considers the origin and sink time windows and the use of an heterogenous fleet of vehicles. In addition, the model allow a reduction on number of vehicles used. Aiming a real application of the proposed model, it was tested with real data from the city of Vitória, provided by the Secretary of Infrastructure and Transportation. The model was implemented using CPLEX and the results showed that scenarios with a large number of wheelchair users (20) can be solved optimally.
Keywords: dial-a-ride problem, mixed integer linear programming, wheelchair public transport.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.