Uma aplicação da busca tabu para o problema de carregamento no transporte de carga parcelada
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i1.554Resumo
Este trabalho trata do problema de carregamento em redes de distribuição de carga parcelada. O mesmo consiste na definição dos fluxos de cargas desde seus terminais de origem até seus destinos, a um mínimo custo, tendo como principal dado adicional de entrada uma rede de transporte com uma estrutura similar a uma rede hub-and-spoke. Mais especificamente, o problema trata do planejamento dos carregamentos a serem realizados em cada um dos terminais levando-se em conta cada uma das cargas que devem ser transportadas, definindo-se o caminho que cada despacho deve percorrer até chegar ao seu destino. Esse problema é modelado matematicamente e, dada a dificuldade para solução de problemas de tamanho igual ao encontrado na prática, é proposta uma heurística baseada em busca tabu para sua solução. Experimentos computacionais mostram que a heurística proposta permite resolver de forma eficiente instâncias reais de uma empresa transportadora no Brasil.
ABSTRACT: This paper deals with the cargo loading problem in the context of distribution networks for less-than-truckload (LTL) trucking company. It consists of determining the flows of LTL freights from their origins to the destination terminals, seeking for a minimum cost, having a hub-and-spoke network topology as a data entry to the problem. More specifically, the problem deals with the planning of loads to be done at each terminal, taking into account each LTL freight that needs to be transported, defining the path that each good needs to follow to reach its destination. A new mathematical model is proposed, and, since real world problems are very hard to solve, a heuristic based on tabu search is also developed. Computational experiments show that our heuristic can effectively solve real-world instances from a trucking company in Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.