Modelos de previsão de acidentes de trânsito em interseções semaforizadas de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i2.558Resumo
As interseções viárias urbanas concentram grande parte dos acidentes de trânsito em virtude do elevado grau de interação entre usuários, veículos e via. Os modelos de previsão de acidentes são modelos de regressão que relacionam a frequência dos acidentes de trânsito com atributos geométricos e operacionais da via e lidam, com relativo sucesso, com o elevado grau de aleatoriedade desse fenômeno. O objetivo deste trabalho é desenvolver modelos de previsão de acidentes de trânsito para interseções semaforizadas da cidade de Fortaleza, com ênfase na metodologia para a construção de modelos simples e confiáveis. Os modelos foram estimados com uma amostra de 101 interseções em função do volume médio diário anual, número de faixas, número de aproximações e tipo de separador central. O modelo contendo o fluxo e número de faixas apresentou desempenho satisfatório para a predição do número total de acidentes de trânsito nas interseções semaforizadas avaliadas.
Palavras-chave: modelos de previsão de acidentes, acidentes de trânsito, modelos lineares generalizados, modelagem de segurança viária.
Abstract: Urban road intersections concentrate a significant portion of traffic accidents due to the high degree of interaction between users, vehicles and route. Accident prediction models are regression models that establish a relationship between the frequency of traffic accidents and geometric and operational attributes of the road, dealing, with relative success, with the high degree of randomness of this phenomenon. The objective of this work is to develop traffic accident prediction models for signalized intersections located in the city of Fortaleza, with emphasis on the methodology for the development of simple and reliable models. The models were estimated based on a sample of 101 intersections, having as prediction variables annual average daily traffic (AADT), number of lanes, number of approaches, and type of central median. The model containing AADT and number of lanes showed satisfactory performance for the estimation of the total number of traffic accidents at the evaluated intersections.
Keywords: safety prediction models, safety performance functions, generalized linear models, road safety modeling.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.